A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dracena faz um balanço positivo da campanha “Manifesto por Eleições Limpas 2016”, na cidade, na noite de terça-feira, na sede da entidade. O ato pela cidadania vem sendo promovido pela entidade nas 234 subseções da OAB em todo o Estado.
Os dois candidatos a prefeito foram convidados a comparecerem para assinarem o termo de compromisso e também apresentarem os seus planos de governo.
Apesar de o candidato a reeleição José Antônio Pedretti (PSDB) não ter comparecido, o presidente da OAB local, Helder Antônio Souza de Cursi informou que o objetivo foi alcançado. “Nossa Casa do Advogado tem um auditório que comporta receber um público de 70 pessoas sentadas e no dia ficou completo, com a participação de advogados, políticos e demais representantes da sociedade civil de maneira geral”.
Segundo a assessoria de Pedretti, ele não pôde comparecer porque já tinha compromisso político agendado em Presidente Prudente.
Pedretti foi representado pelo secretário de Governo, o delegado de polícia aposentado, João Paulino da Silva. Cursi contou que Silva abriu a explanação falando de ética, após explicou o plano de governo de Pedretti priorizando diversas áreas, como Saúde e Educação.
Como Pedretti não foi à noite, ele solicitou a OAB para assinar o termo no período da tarde e no momento do evento foi apresentada aos participantes.
Após a fala do dr. João Paulino, o candidato Juliano Bertolini (PTN) teve a oportunidade de apresentar o plano de governo ao público e assinou o termo de compromisso.
Ele se comprometeu a fazer o que não foi feito durante os últimos quatro anos pela cidade. Contou sua história de vida, enalteceu a importância do apoio dos deputados estadual Reinaldo Alguz (PV) e federal Evandro Gussi (PV), para o município e abordou mais veemente os assuntos Educação e Saúde.
Segundo Cursi, Juliano disse que na Educação procurará desenvolver melhorias, sem mudanças drásticas e, quanto à Saúde criticou as unidades que se encontram sem médicos e as que ainda não foram concluídas.
O presidente da OAB concluiu afirmando que foi um evento de urbanidade, sem ataques políticos de nenhum lado. Vários candidatos a vereadores quiserem aderir à campanha por eleições limpas e honrar com os compromissos assumidos caso eleitos.
A diretoria da OAB informou que mesmo o candidato Pedretti não ter comparecido no período da noite, a Casa do Advogado continua aberta para a exposição de ideias dele, assim como a demais candidatos que quiserem o espaço.
A sugestão dos candidatos a prefeito assinarem o termo, conforme a OAB, é uma forma de firmarem compromissos com a cidadania.