O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum em mulheres brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) serão 16.340 novos casos neste ano, um aumento de 4,8% na incidência (15.590 registrados em 2015). Estima-se ainda que mais de 5 mil mulheres morram anualmente em decorrência da doença, o que totaliza uma morte a cada 90 minutos. A doença é causada pela infecção persistente e não tratada de alguns tipos de vírus, entre eles o HPV.
Para chamar a atenção dos brasileiros e dar voz às mulheres que enfrentam o câncer de colo do útero, sociedades médicas, especialistas e ONGs se uniram à Roche, líder mundial em oncologia, para lançar, em agosto de 2016, o movimento Força Amiga.
A iniciativa tem como objetivo estimular o apoio à pacientes com a doença e incentivar o debate em torno do tema e todos os seus estágios.
A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos – EVA, a Associação Brasileira de Patologia do Trato Genitário Inferior e Colposcopia (ABPTGIC) e as associações de pacientes FEMAMA, Oncoguia, Lado a Lado e Todos Juntos Contra o Câncer.
Em Dracena, a ginecologista e obstetra dra. Luci Carla Pereira Cuchereave aderiu ao movimento Força Amiga por acreditar na importância da orientação e da informação sobre a prevenção e tratamento da doença, além de apoiar as pacientes.
“A falta de conhecimento, a vergonha de realizar o exame ginecológico (Papanicolau) ou até mesmo a proibição do parceiro impedem o diagnóstico precoce da doença. Por isso é fundamental consultar o ginecologista para realizar e exames e buscar orientação sobre algumas medidas preventivas existentes, como: a vacina contra HPV e ouso de preservativo nas relações sexuais” ponderou.
SERVIÇO – A dra. Luci Carla Pereira Cuchereave – Ginecologista e Obstetra – atende em Dracena, na Clínica Rio Branco, na rua Visconde do Rio Branco, 1615. O telefone é: (18) 3822- 1395.