A 59ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Adamantina promove na próxima quarta-feira, 21, às 9h, na Casa do Advogado e da Cidadania (Avenida Santo Antônio, 86, centro), o encontro do manifesto “Eleições Limpas” com os candidatos às eleições municipais.
O convite aos dois candidatos a prefeito já foi formalizado pela instituição. No encontro, a diretoria da Subseção realizará perguntas a ambos, alternadamente, e sem possibilidade de debate, tendo como mediador o presidente da 59ª Subsecção, o advogado Hélio Vieira Malheiros Junior.
Além da exposição oral aberta a cada candidato, os mesmos foram convidados a assinar um decálogo composto por compromissos sugeridos pela OAB/SP, em que o candidato declara, publicamente, atuar na direção do estrito cumprimento das leis eleitorais, do respeito e da materialização das aspirações da sociedade brasileira no que toca à realização de um pleito eleitoral democrático do qual resulte a escolha dos melhores quadros políticos, segundo a livre expressão dos eleitores, sem a influência do poder econômico, que contribua decisivamente para o aprimoramento das instituições públicas e da democracia, tendo como meta a justiça social e o desenvolvimento humano do povo.
O compromisso pede que os candidatos em campanha eleitoral realizem uma campanha transparente e não utilizem o chamado “Caixa 2”, em estrita observância à legislação eleitoral.
Ainda no documento, os candidatos se comprometem, eleitos, a uma série de ações que visam garantir o cumprimento das leis, o aceso à informação, à transparência, ao cumprimento integral do mandato, ao combate à corrupção, entre outras diretrizes imprescindíveis aos agentes políticos, sobretudo diante dos recentes acontecimentos da história política local e brasileira.