A primavera começa hoje, 22, e promete vir acompanhada de sol intenso nos próximos dias. Nos dez dias em diante, os termômetros poderão chegar aos 37°C.
A estação que chega ao fim – o inverno – deste ano foi o mais rigoroso dos últimos três anos, segundo dados da estação climatológica da Unesp de Dracena, as margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
O dia mais frio da estação ocorreu em 18 de julho, quando os termômetros marcaram 4.3°C, por volta das 4 horas, em Dracena. Dracena não registrava um dia tão frio assim desde 2013, quando no dia 28 de agosto foram anotados apenas 0,7°C às 7h.
A máxima registrada esse ano foi nos dias 18 de setembro e 18 de agosto, com 36.6°C registrados.
De acordo com os dados apurados pela reportagem do Jornal Regional, este ano foi bem fraco em relação à chuva se comparado com 2015.
Em 2016, a estação acumulou 151.6 milímetros (mm), sendo agosto o mês mais chuvoso, quando foram registrados 97.4 mm, seguido de setembro com 41.6 mm, julho com apenas 12.6 mm e junho que não foi registrada nenhuma chuva durante o período. Já no ano passado durante todo o inverno foram acumulados 263.8 mm.
Meteorologistas apontam que nos próximos dias será de sol intenso, com máxima entre 35°C a 37°C, a mínima será de 15°C a 22°C. A chuva está prevista para retornar na região no dia 5 de outubro e deverá durar por alguns dias.
PRIMAVERA – A primavera se-inicia às 11h21 desta quinta-feira, 22, e se estenderá até as 7h44 do dia 21 de dezembro de 2016.
Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.
Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo. Na região Sul, ocorrem poucas alterações nos totais mensais de chuva, sendo o regime praticamente uniforme ao longo de todo o ano. Contudo, aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoada. Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano. (Com informações do Inpe)