A greve dos funcionários bancários completa hoje, 16, 11 dias no País e à medida que a paralisação se estende, a procura por casas lotéricas e demais correspondentes bancários em Dracena, aumenta dia a dia, principalmente para pagamentos de contas.
O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Dracena, orienta o consumidor que tem contas não vencidas a pagar, como luz, água, telefone, entre outras, a quitá-las nos correspondentes bancários que funcionam nas casas lotéricas, agência dos Correios, Farmácia Alquimista e nas Casas Bahia.
Na Associação Comercial e Empresarial (ACE), onde está instalada a cooperativa Sicoob, o cidadão também pode pagar sua conta no valor máximo de R$ 700, mesmo sem ser cliente. Para os clientes não há limite de valor.
O Sicoob funciona das 8h30 às 16h de segunda a sexta-feira, e, segundo informações de funcionário da agência, o movimento aumentou de forma significativa nos últimos dias.
Nos Correios, onde funciona o correspondente do Banco do Brasil, é possível fazer saques, depósitos e pagar contas também com limite e segundo informações, a procura pelos serviços bancários também cresceram nos últimos dias, chegando a formar fila em alguns momentos.
Mesmo assim, caso alguém não consiga saldar seu débito, ou está sendo prejudicado pela greve nos bancos, a coordenadora do Procon, Priscila Dantas, orienta o consumidor a procurar o órgão que funciona na Prefeitura, de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h. “Vários casos apresentados por consumidores foram solucionados nos últimos dias”, explica a coordenadora.
LOTÉRICAS – As casas lotéricas, que funcionam como correspondentes da Caixa Econômica Federal (CEF), são os locais mais procurados pela população nesse período de greve.
Segundo o proprietário de uma das lotéricas da cidade, Geraldo Gimenez, o movimento aumentou de 30% a 40% nos últimos dias, chegando a uma média de 500 pessoas atendidas diariamente principalmente para pagamento de contas, depósitos e saques.