Nesta sexta-feira 30, e sábado 1º de outubro, professores da faculdade Unifadra/Fundec e médicos que farão parte do corpo docente do curso de Medicina da instituição participam de mais um encontro de formação e capacitação na instituição. O encontro será conduzido pelo médico José Lúcio, do hospital Sírio-Libanês, consultor do projeto de Medicina da Unifadra/Fundec e coordenador do curso de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul. Ainda estão programados outros 8 encontros até o início do próximo ano.
O segundo encontro ocorreu nos dias 16 e 17 de setembro, com o tema A Metodologia PBL (Problem Based Learning): processamento de SP, avaliação formativa das tutorias/planejamento do morfofuncional e práticas funcionais.
Jaqueline Kuramoto, diretora acadêmica da instituição, comentou que a metodologia envolve o trabalho em grupo de 6 a 10 alunos e uma sequência de das quais parte-se de uma situação problema (caso geralmente real) onde os tutores conduzem e orientam a equipe de alunos na busca de soluções através de leituras e muita pesquisa realizada pelo aluno, que se lança no desafio de solucionar o problema daquele paciente do caso clinico fictício.
Avaliação é feita de forma individual e em grupo, com imediato feedback para os alunos, antes do início da discussão dos casos e aplicação de conceitos em casos, contextualizando o conteúdo.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, explicou que os funcionários já estão na fase final da construção de consultórios médicos, salas da diretoria do curso e de apoio aos discentes, construção de laboratório morfofuncional, coordenações, sala de reunião, laboratório de habilidades cirúrgicas, biotério e secretaria.
“Estão em andamento as licitações para compra dos equipamentos que farão parte dos laboratórios do curso estão em fase inicial e ressaltou que haverá processo de importação de peças anatômicas, simuladores e equipamento”, disse.
A instituição executa o planejamento para realizar o primeiro vestibular para o curso de Medicina no primeiro semestre de 2017 após a autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE/SP).
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Departamento de Comunicação da Fundec