Em Isaías 64.4 está escrito: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.” Sabemos que o cumprimento da palavra de Deus em nossa vida é necessário mesmo que não compreendamos. Entendemos também que existem circunstâncias difíceis que temos que enfrentar e, assim, sentimos medo. Aprendemos enganosamente que, quando a gente serve a Deus a vida passa a ser somente um mar de rosas; engano, porque a vida com Deus é marcada pela renúncia de tudo o que é terreno, passageiro, e isto custa caro, ou seja, renunciar, é por vezes doloroso, é muito difícil.
Alguém pode me questionar “cadê o seu Deus? Por que, mesmo servindo a Deus vemos em tua vida tantas lutas?” Eu poderia responder que para ser um cristão verdadeiro preciso ser forte, valente, um lutador, porque Jesus possuía essas características. Jesus viveu na Terra como um de nós, enfrentou todos os empecilhos, e os venceu. Jesus transpôs todos os obstáculos. Ele ultrapassou todos os limites, venceu até a própria morte! Todos os que o seguem precisam ser seus imitadores!
As mesmas lutas que acontecem na vida do ímpio, daquele que se rebela contra o Senhor também acontecem com o justo. A diferença está nas suas consequências. Você pode pensar: há algum resultado bom no sofrimento? Sim, quando se depende de Deus, pois quando se está na sua presença, vivendo em obediência, a maldição é transformada em bênção! Deus transforma a tristeza em alegria e a derrota em vitória!
Quando me sinto encurralado, quando olho para os lados e não vejo saída, é ai que eu percebo que não estou sozinho; há um Deus todo poderoso, amoroso e terno que me sustenta o tempo todo. Nessas circunstâncias recorro à sua santa e infalível palavra e aprendo que ele não permitirá que eu vacile ou que minha fé seja estremecida, ainda que todo o mal me cerque, ainda que uma tempestade me envolva; ainda que pessoas se levantem contra mim, ou seja, infiéis, eu sei que meu Deus me fortalecerá, que ele restaura, que ele reconstrói o que foi destruído, porque eu também sei que não há limites que impeçam a ação do meu Deus. Diz o texto de Isaías 41.13: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo”.
Este é o Deus que eu sirvo, o Deus que desde a fundação do mundo, do universo, trabalha em favor daqueles que nele confiam, daqueles que nele esperam. É neste Deus que eu creio, e esta fé não depende das coisas que acontecem ao meu redor. Com o Senhor, eterno e todo poderoso, atravesso um exército, salto muralhas e ninguém poderá me resistir (2 Samuel 22.30)! E o teu Deus, como é? Somente a ele toda a glória!
*Pastor e missionário presbiteriano.