A Rede Promover Vida, coletivo de instituições, profissionais e pessoas em prol da vida, realiza o 5º Encontro por uma Cultura de Paz, em Adamantina, nesta sexta-feira, 9, das 7h30 às 17h30 no Auditório Miguel Reale no Campus II da UNIFAI, o qual abordará ações de promoção à vida, prevenção ao suicídio e outras violências. O tema desta edição é “Ligar. Comunicar. Cuidar” (Connect. Communicate. Care. – https://www.iasp.info).
O encontro faz parte de ações locais associadas ao dia mundial de prevenção ao suicídio, 10 de setembro, instituído pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (AISO), apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para divulgar que suicídios podem ser evitados e estimular a ocorrência de discussões e ações efetivas de cuidados e prevenção.
O cronograma do evento se inicia com a recepção às 7h30 e a abertura às 8h. Às 8h20 acontece a palestra “Comportamento suicida, violência e cuidados”, com a psicóloga Ana Vitória Salimon C. dos Santos, mestre em Psicologia pela UNESP/Assis, pesquisadora da FAMERP/S.J. Rio Preto, professora, supervisora de estágio e coordenadora do Núcleo de Psicologia/UNIFAI e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS). Às 9h20, segue o Café com a Rede.
Às 9h40, acontece a “Mesa Redonda: Comportamento suicida, violências, sociedade e políticas públicas”, com a participação dos seguintes parceiros: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social no tema Estrutura e dinâmica de funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Rosemary Idalgue Mantovani, enfermeira, professora e supervisora de estágios da UNIFAI e secretária Municipal de Saúde, com o tema Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Momento de transição do Sistema Único de Saúde; e Luciana de Mattos Dias, psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e arte-educadora, mestre em Artes pela UFBA e especialista em Psicomotricidade. Às 11h ocorrem os debates e esboços sobre a Rede Promover Vida e às 11h30 o intervalo para almoço.
A programação retorna às 13h, com a palestra “A Morte Escancarada: como lidar”, com a dra. Elaine Alves, Pós-Doutoranda pelo Instituto de Psicologia da USP, membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte do IPUSP, fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia, membro do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED-USP) e membro do Núcleo de Emergências e Desastres do CRP-SP. Às 15h15 acontece o Café com a Rede.
Às 15h30 acontecem oficinas, palestras e roda de conversa. Na Sala 1, acontecerá a Oficina “A Rede e a Roda: Dança Circular como um instrumento pela Cultura de Paz”, com Ana Queila Zanardo e Rosy Scalabrini. Na Sala 2, acontece a oficina “O Retrato do Esquecimento: fotografia como índice do real”, com o psicólogo Cassiano Ricardo Rumin. Na Sala 3, acontece a oficina “Vida e Lutos inevitáveis: os enfrentamentos e estratégias possíveis, com a psicóloga Magda Arlete Vieira Cardozo. Na Sala 4, acontece a oficina “Sucateando: experiências de ser, criar e fazer na roda da vida e nas redes”, com as graduandas em psicologia Jaqueline Pereira, Joice Leite Barbosa e Natália Fernanda Mota de Mello. Na sala 5 acontece a oficina “Perspectiva teatral do suicídio”, com Rafael Teixeira e os graduandos em psicologia William Douglas da Silva Aléssio, Luana Jundi e Veridiana de Souza Santos. Na Sala 6 acontece a palestra interativa “Violências, comportamento suicida, riscos e proteção em um mundo.com”, com a psicóloga Ana Vitória Salimon C. dos Santos. Na Sala 7, acontece a Roda de Conversa com o tema “Atuação multiprofissional na Atenção Básica em Saúde e Pessoas com comportamento suicida e suas famílias”, com a terapeuta ocupacional Rafaela Melcior Oliveira, a psicóloga Hellen Halievercy de Souza Janegitz e as enfermeiras Graziele Zamineli de Lima e Daniele Cristina Ribeiro dos Santos.
O encerramento as atividades acontece às 17h30, antecedido da socialização das experiências e da construção coletiva de cada oficina realizada.