Colocar o empreendedorismo como tema na campanha eleitoral deste ano e ter dos candidatos a prefeito o comprometimento com o apoio aos pequenos negócios. Esses são os objetivos do Sebrae-SP em uma nova iniciativa que pretende mobilizar os candidatos dos 645 municípios do Estado a assinarem um termo de compromisso com a adoção de ações voltadas ao empreendedorismo após eleitos. Os postulantes às prefeituras poderão ir a um escritório regional do Sebrae-SP para firmarem a adesão à proposta ou assinar o documento online.
A iniciativa conta também com o lançamento do Guia para o Candidato Empreendedor, publicação do Sebrae-SP que reúne informações completas sobre a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) na economia, e serve como base para os candidatos conhecerem, de forma detalhada, as vantagens de adotar políticas em prol dos pequenos negócios no município. O material está disponível nas versões impressa e digital, no endereço: candidatoempreendedor.sebraesp.com.br.
As MPEs são peças fundamentais para o desenvolvimento de qualquer município, pois são 99% do total de empresas existentes no Estado de São Paulo, respondem por 48% dos empregos com carteira assinada e 37% da folha salarial. Além disso, representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Muitos acreditam que apenas o presidente da República, governadores e deputados têm o poder de atuar pelo fortalecimento dos pequenos negócios. Não é bem assim; as autoridades públicas municipais, por estarem mais próximas do dia a dia de todos, têm mais chances de praticar políticas públicas que garantam o sucesso destes empreendimentos e, desta forma, promover o desenvolvimento local e da região”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf.