As comemorações dos 194 anos da Independência do Brasil, quarta-feira, 7, em Dracena, foram realizadas no Tiro de Guerra (TG), em cerimônia que contou com as presenças de autoridades civis, militares, atiradores e população em geral.
O evento contou com a participação de um convidado especial do TG, um ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a II Guerra Mundial.
Segundo o comandante do TG, subtenente Luciano Moura de Oliveira, que coordenou a solenidade, Manoelito Bezerra Silva, 96, reside em Monte Castelo, com uma filha e neta.
O comandante informou que Silva atuou durante a II Guerra, no arquipélago Fernando de Noronha (PE), defendendo o litoral brasileiro de possível ataque alemão.
“É muito difícil encontrarmos hoje, um ex-combatente da segunda guerra vivo, por isso a importância de sua presença na cerimônia, pois representa o verdadeiro civismo brasileiro”, pontuou o subtenente.
Manoelito Silva foi homenageado no evento pelo comandante e os atiradores, que fizeram continências a ele durante o desfile final.
CERIMÔNIA – A comemoração do Dia da Independência, começou com a apresentação da tropa de atiradores ao comandante do TG, entrada das bandeiras brasileira, paulista e do município.
Os hasteamentos dos pavilhões foram feitos pelo comando do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e o secretário de Governo da Prefeitura, João Paulino da Silva, representando o Executivo municipal. No ato foram entoados os hinos da Independência e do Brasil.
A ordem do dia, com mensagem alusivas à data, escrita pelo comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas, foi lida pelo comandante do TG. O evento encerrou com o desfile dos atiradores.