Diz o texto de Ezequiel 2.4 e 5: “O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Senhor Soberano.E, quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela”.

O Profeta Ezequiel ouviu de Deus o que nenhum profeta gostaria de ouvir. O Senhor diz que vai enviá-lo a um povo de coração duro, ouvidos fechados, teimoso e rebelde contra Ele. Mesmo assim, o Eterno diz a Ezequiel que ele deveria entregar ao povo a Mensagem, anunciando que Deus, e somente Deus, é soberano! Deus não esconde de Ezequiel que as pessoas não estariam dispostas a ouvi-lo e até seriam hostis ao ouvirem a pregação dele, mas mesmo assim, ele deveria falar, quer escutassem ou não. Não é desagradável quando falamos e as pessoas não nos dão atenção, como se estivéssemos “falando às paredes”?
Já passei por esta situação e foi muito sofrido, muito desagradável. A primeira coisa que passa pela nossa cabeça numa situação dessas é desistir, pois é muito difícil falar quando não há bons ouvintes. Quando um pregador entrega a mensagem para um público receptivo, humilde, com vontade de aprender e mudar, certamente ele se sentirá encorajado. E o inverso também é verdadeiro.
O verdadeiro desafio ao cristão genuíno acontece no dia-a-dia, nos seus relacionamentos profissionais, na escola, na família, na vizinhança. São ambientes em que vez ou outra se encontra pessoas duras, rebeldes, obstinadas, vaidosas, hostis, amantes de si mesmas, que rejeitam à Palavra de Deus. Mas a mesma ordem que foi dada a Ezequiel é dada aos verdadeiros cristãos. Devemos anunciar a Mensagem da Salvação exclusiva em Jesus, mesmo que não queiram ouvir. Essa pregação se dá não somente através da palavra verbalizada, mas também, ou principalmente, pela nossa maneira de viver. Jesus diz em Mateus 7.21 que “Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor! ’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Precisamos falar e testemunhar do evangelho, falando não em nosso nome, mas no Nome do Deus Eterno, do nosso Soberano Senhor, confiando que quem realiza a Obra nos corações é o Espírito Santo de Deus.
Também devemos refletir, fazendo uma honesta autoanálise: “que tipo de ouvinte eu sou”? Diz o Senhor em Sua Palavra: “Não sejais teimosos como vossos antepassados; mas sede submissos a Yahweh, o SENHOR, e entrai no seu santuário que ele próprio consagrou para sempre, cultuai e servi ao Senhor vosso Deus, para que o fogo do juízo da sua ira se desvie de vós”.

*Pastor e missionário presbiteriano