O apicultor dracenense Celso Cardoso entregou durante a sessão camarária desta segunda-feira 10, favo de mel ao prefeito eleito Juliano Bertolini (PTN), que atua como vereador. Cardoso solicitou apoio à campanha mundial ‘Sem abelhas, sem alimento’.
‘Bee Or Not To Be’ é uma iniciativa do CETAPIS (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte), liderada pelo professor doutor Lionel Segui Gonçalves, professor titular aposentado da USP de Ribeirão Preto, geneticista e pesquisador sobre abelhas e atualmente professor visitante da UFERSA/RN. Uma organização não governamental, apartidária, constituída com o intuito de conscientizar a população para a importância das abelhas e desenvolver ações para sua proteção no Brasil e na América Latina, combatendo as causas do declínio destes polinizados.
A campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” é a expressão maior desta iniciativa, que vem sendo divulgada em meios de comunicação, sites ativistas e redes sociais. Em seu lançamento, em agosto de 2013, criou-se uma Petição em Proteção às Abelhas, encerrada em 8 de março de 2015, que recolheu 22.190 assinaturas. Será entregue às autoridades competentes, delas exigindo uma atitude em prol da preservação das abelhas.
Durante a Apimondia 2013, em Kiev, obteve importantes apoios internacionais, como a Apimondia, a Filapi e a FAO, que se somaram aos apoios da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e a Abemel. Recentemente, em janeiro de 2015, estabeleceu parceria com o Projeto Polinizadores do Brasil, para trazer os resultados deste importante projeto ao conhecimento de produtores rurais e criadores de abelhas.
Mas o exercício de conscientização é permanente, e será preciso ainda mais luz ao problema do declínio dos polinizadores. Você pode dar sua contribuição assinando seu nome na comunidade Bee or not to be, e tornando-se um “Amigo das abelhas”. Acesse o site www.semabelhasemalimento.com.br