As altas temperaturas registradas nestes últimos dias, tem aumentado no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Dracena, o fluxo de pacientes com quadros de viroses e problemas respiratórios.
Segundo o diretor do PAM, Luiz Otávio Vicentini, a unidade tem ficado lotado desde a manhã até à noite e o aumento de pacientes nestes dias mais quentes chega a 10%, comparado ao período normal. “As principais causas são viroses, com sintomas de vômito, diarreia e mal estar e problemas respiratórios”, informa o diretor.
Nas farmácias em Dracena, também há registros de aumento na procura de moradores para medir a pressão. Segundo o farmacêutico José Carlos Sertori, os pedidos de aferição da pressão arterial são tanto de idosos, adultos e jovens. “Os casos de pressão alta são em maior número, já o uso do soro reidratante é indicado para casos de diarreia e vômito”, explica.
A também farmacêutica Cláudia Regina Mazoni Martins, informa que normalmente as pessoas com problemas de oscilação na pressão arterial, tanto baixa como alta, já tem o costume de irem às farmácias para fazer a verificação como forma de prevenção e por isso, não havia se houve aumento na procura por esses serviços nos últimos dias.
A farmacêutica faz orientações para a população, como forma de evitar a desidratação ou algum outro mal estar no organismo, em razão da temperatura altas, passando dos 37° nos últimos dias, chegando a 40°C como registrado na quarta-feira, 19.
Cláudia Martins reforça as recomendações para ingerir bastante líquido, água, sucos e isotônicos para evitar a desidratação. Além de se alimentar com comidas leves, utilizando saladas, legumes e frutas e evitar fazer exercícios físicos, como caminhadas ou ir às academias nos horários em que o sol está forte, deixando as práticas para o começo da manhã ou final da tarde.