O Sesc Thermas de Presidente Prudente promoveu a quarta edição do evento que reflete sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas atividades esportivas, que ocorreu de 19 a 22 de outubro. Palestras, minicursos e apresentações esportivas buscam fornecer subsídios práticos e teóricos que ampliem o universo de conhecimento para atuação com pessoas com deficiência, abordando o esporte adaptado como ferramenta de inclusão. E não somente o esporte competitivo, mas também o de lazer.
Alunos e professores do curso de Educação Física da Unifadra assistiram, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, à palestra de abertura “Esporte e Inclusão”, com os velocistas Gustavo Henrique, medalha de ouro na Paralimpíada do Rio 2016, e Gerusa dos Santos, medalhista em Pequim 2008 e Londres 2012. Os dois abordaram o esporte como meio de vida, inserção social e instrumento para o autoconhecimento.
No Ginásio Galenão da Unifadra, foram realizados 2 minicursos. No dia 18, o minicurso “Esportes Adaptados”, com o educador físico Paulo Brancatti, professor mestre do Departamento de Educação Física da FCT Unesp de Presidente Prudente, que fez uma reflexão sobre as possibilidades acerca dos esportes adaptados e das modalidades paraolímpicas. E no dia 20, o minicurso “Recreação Escolar Inclusiva”, com a associação Sport for All, de São Paulo/SP, no qual profissionais versaram sobre a garantia de acesso de todas as pessoas, independentemente de sua condição física, às mais diversas práticas esportivas.
A coordenação de curso agradece a oportunidade ao monitor de esportes do Sesc Thermas Gabriel Damasco, ao professor Emerson Silva e ao gerente adjunto do Sesc Thermas João Roberto Vicentini.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Departamento de Comunicação da Fundec