Dezenas de produtores da região e técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) do Estado participaram quinta-feira, 21, em Dracena, do curso “Oportunidades de mercado na cadeia produtiva de Fruticultura-Módulo I”.
O curso faz parte das ações do Projeto Microbacias II, que tem objetivo de capacitar os produtores para inserirem seus produtos no mercado, obtendo melhores rendas.
De acordo com o diretor da Cati de Dracena, Luiz Alberto Pelozo, participaram do evento ontem, 38 produtores de frutas da região, mais 21 técnicos da Cati.
O curso teve como palestrante, o consultor da Cati, Lourenço Nyssen e segundo o diretor do órgão em Dracena, Luiz Alberto Pelozo, o evento está integrado ao Microbacias II, que tem como objetivo o fortalecimento das associações de produtores, melhorar a qualidade e agregar valores à produção.
“Os participantes estão sendo habilitados a trabalharem a pós-colheita, enfatizando que além da produção, é preciso pensar na comercialização para obterem melhores rendas”, informa o diretor.
A capacitação dos fruticultores que ocorreu ontem está dividida em três etapas. As próximas serão nos dias 3 e 11 de novembro, também em Dracena.
Pelozo explica que a Secretaria da Agricultura está realizando esses cursos no interior do Estado, voltados para três cadeias produtivas, a oleicultura (hortaliças), grãos e fruticultura.
No caso da fruticultura, a região escolhida pela Secretaria para sediar os cursos é a de Dracena. De acordo com Pelozo, está relacionado ao desempenho satisfatório das produções da acerola, maracujá, entre outras frutas.
No evento, o palestrante Lourenço Nyssen, abordou temas voltados à comercialização, agregação de valores, escoamento da produção, viabilidade econômica, exigências do mercado e da legislação para o produto a ser comercializado.