O Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP em Presidente Prudente irá comemorar 25 anos de atuação no dia 30 de outubro. O atendimento envolve 54 municípios em uma região diversificada e cheia de desafios. Na avaliação do gerente regional, José Carlos Cavalcante, o trabalho feito pelo Escritório Regional em prol dos pequenos negócios e no fomento do empreendedorismo contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico da região. “O ER de Presidente Prudente comemora estes 25 anos orgulhoso do seu passado, satisfeito com o seu presente e, mais ainda, otimista com o seu futuro”, afirma Cavalcante.
A primeira sede foi inaugurada em 1991 com três funcionários. Hoje, o ER está em sua quarta sede, localizada na Rua Major Felício Tarabay, 408, no centro da cidade, e conta com 29 colaboradores, entre funcionários, terceiros, estagiários e menor aprendiz.
Um dos primeiros desafios na atuação do Sebrae-SP na região foi a extensão territorial e o atendimento de 54 cidades. De acordo com Cavalcante, um marco importante na trajetória do Escritório foi a atuação em ações de ambiência e políticas públicas para regulamentação da Lei Geral nos 54 municípios, sendo o primeiro ER do Estado de São Paulo a atingir esse objetivo.
“Essa ação foi extremamente relevante para atuação do Sebrae-SP na região, pois conseguimos melhorar o ambiente para o surgimento de novos empreendedores como também contribuir para a melhoria da competitividade dos pequenos negócios existentes”, destaca Cavalcante.
Entre as diversas ações realizadas nos quatro setores da economia regional, o gerente do Sebrae-SP destacou alguns projetos. Em agro, o destaque foi o trabalho em conjunto com os produtores de acerola e o título de “Capital da Acerola” para Junqueirópolis com o Programa Fruta Paulista certificando 70 produtores de acerola e 20 produtores de manga de Presidente Prudente e região em 2006 e 2007.
O gerente também destaca o Programa Comércio Varejista, que capacitou empresários do setor e sensibilizou os poderes públicos de Junqueirópolis e Osvaldo Cruz a investirem na revitalização dos centros comerciais em 2009 e 2010.
No caso da indústria, o APL (Arranjo Produtivo Local) de Cerâmica Vermelha capacitou empresários do setor em gestão e inovação tecnológica, criou a associação do setor e contribuiu para a regularização de áreas de argila para uso coletivo dos empresários do polo. O APL envolveu as cidades de Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio.
Já no setor de serviços, uma das ações relevantes foi o Circuito Turístico Oeste Rios com o lançamento do Catálogo Turístico em 2010. O material apresentou atrativos naturais, históricos e religiosos, além de sugestões de roteiros.
Outra ação importante foi a contribuição do Sebrae na criação do APL de Software de Presidente Prudente e região em 2012. Entre os resultados estão a certificação de empresas e a criação da Associação de Empresas Produtoras de Software do Oeste Paulista.