Muitos disseram que seria impossível. Muitos desacreditaram. Muitos colocaram em dúvida a possibilidade de acesso após a derrota por 3 x 1 na primeira partida das quartas de final, em Arapiraca. O Guarani nunca levou isso em consideração. Com um espetáculo nas arquibancadas e um ótimo futebol, o Bugre bateu o ASA por 3 a 0 e sacramentou o acesso à Série B de 2017.
Leandro Amaro, aos 25′ do primeiro tempo, fez o primeiro do Bugre. Eliandro, aos 10′ e aos 28′, fechou o placar a favor do Guarani. Com o resultado, o Bugre garantiu acesso à Série B e também a chance de brigar pelo título da Série C. O Guarani enfrenta o ABC, pela semifinal, em partida ainda sem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol.
O próximo confronto do Bugre é contra o ABC, em Natal, ainda sem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol. O time do Guarani jogou de Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leabdro Amaro e Gilton. Auremir, Wesley, Renatinho ( RÉGIS), Fumagali, Pipico ( Deivid) e Eliandro ( Everton). Técnico Marcelo Chamusca.