A Justiça Eleitoral proibiu a realização de carreatas neste sábado 1º, véspera da eleição de amanhã, pelas ruas de Dracena e de Ouro Verde. A decisão foi tomada para garantir a regularidade no pleito eleitoral e por questão de segurança evitando algum problema que por ventura possa ocorrer.
A proibição foi divulgada na tarde de ontem, pelo juiz eleitoral Marcus Frazão Frota aos presidentes de partidos em reunião realizada no fórum de Dracena.
O juiz afirmou que caso alguém realize carreata, os veículos serão apreendidos, multas pesada será aplicada posteriormente e os responsáveis e participantes serão presos em flagrante por crime de desobediência.
De acordo com Marcus Frota, as Polícias Militar e Civil serão oficializadas sobre essa proibição e todas as coligações já estão cientes. “Vai vir multas pesadas além de prisão em flagrante”, comentou o juiz.
Segundo o juiz, não será permitida a boca de urna nesta eleição com tolerância zero. Ele afirmou que o eleitor não pode levar o celular para a cabine e não poderá usar camisa com o nome ou o número do candidato.
O juiz explicou também que está permitido o uso por parte do eleitor de camisa padronizada com a cor da coligação, adesivo e bandeira, que seria uma manifestação silenciosa.
Outra orientação é que os cabos eleitorais não podem ficar no local de votação pedindo voto.
Após a reunião, todos os presidentes de partidos presentes assinaram o termo concordando com as decisões divulgadas pela Justiça Eleitoral.
O juiz ressaltou que caso o eleitor esqueça o número do candidato, nas sessões terá listas com os nomes de todos eles e os mesários podem franquear a consulta.
Conforme Marcus Frota, a eleição em Dracena está dentro da normalidade com as urnas eletrônicas todas testadas e alimentadas com os dados dos partidos e dos candidatos.
Marcus Frota disse ainda que vai ter cerca de 15 urnas na reserva que são suficientes para resolver eventual problema se caso alguma delas apresente na votação.