A Justiça Eleitoral de Dracena divulga a relação dos suplentes a vereador das coligações partidárias que disputaram a eleição no último dia 2, domingo.
O promotor eleitoral Antônio Simini Júnior, explica que na eventual substituição de um vereador na legislatura que começa no dia 1º de janeiro, o convocado a assumir a sua vaga é o primeiro suplente do partido, não da coligação.
Foi o que ocorreu recentemente, por determinação da Justiça Eleitoral, em que foi empossada na Câmara de Dracena, a única suplente ainda filiada ao PSD, Aline de Oliveira Souza.
Com apenas um voto, Aline assumiu o lugar de Rodrigo Castilho, que deixou o PSD, mudou para o PSDB e perdeu o cargo por infidelidade partidária.
Na avaliação do promotor eleitoral quem detém o cargo é o partido e não a coligação. “A coligação é um agrupamento de partidos que concorrem tanto para a eleição proporcional (vereadores), como majoritária (prefeito e vice) e encerra após a eleição, portanto é o partido que tem legitimidade para assumir o cargo, o meu entendimento é esse”, analisa.
Simini ressalta ainda que a coligação não tem personalidade jurídica, assim como ocorre com os partidos.

 

PDT-PEN-PHS – Os três primeiros suplentes dessa coligação pertencem ao PEN, Kazue Ishy, Ademar Alves Pereira (Ademar do Gesso) e Marcos Antônio da Cruz (Marcos do Lanche).

PTN-PMN – Os três primeiros suplentes mais votados dessa coligação são do PTN: Kenia Lourenção, Nivaldo Cavallari e Elizeu de Souza (Atleta Elizeu).

PSB-PTB-SD – Edenilson da Silva Carvalho (Ratinho-PTB) e Marcolino Alves (Marcolino do Gás-PSB) e Lucilene Rosa de Lima (PTB).

PV – Shoiti Kanezawa, Ana Lúcia Pagliusi Costa e Divanir Ledo dos Santos.

PSDB-PPS-PR – Francisco Rossi (PR), Marlene Paulino da Costa Peres (Marlene Enfermeira-PSDB) e Vinicius Dezan (PR).

PSD-PP – Júlio César Monteiro da Silva (Monteiro-PSD), Márcio Rodrigo Prette (Professor Márcio Prette-PSD) e Renato Jacon (Renato da Funerária-PSD).

 

SUPLENTES
Na eleição do dia 2, foram eleitos em Dracena, 1 vereador do PMN, dois do PSB, um do PP, um do PSDB, dois do PTN, um do PSD, um do PPS, dois do PV e dois do PDT.

Os partidos com vereadores eleitos, mas que não têm suplentes nas três primeiras posições das coligações e no caso de uma suposta substituição, as vagas, devem ser assumidas pelos suplentes: PDT (Nestor Tobias Filho), PMN (Francisco Machado), PSB (Marcolino do Gás), PPS (Chitão- Ednaldo Cândido Silva) e PP (Ambulanceiro Vladimir).