“Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante (João 10.1). Jesus usou aqui a bela figura da vida das ovelhas e de seu pastor. Naqueles tempos e naquele lugar, isso era algo bastante familiar. Para nós parece estranho, uma vez que vivemos na cidade.
Jesus Cristo afirma que o bom pastor entra pela porta do aprisco onde as ovelhas passaram toda a noite. O porteiro que a vigiou a abre, e as ovelhas reconhecem o pastor pela sua voz. Também o pastor as conhece e as chama pelo nome. Ele as conduziu indo à sua frente, e elas o acompanham. Um panoramaprotegido para as ovelhas, porque o pastor encara as circunstânciasameaçadoras, verifica o melhor caminho e as protegerá de animais ameaçadores. Ele faz isso porque quer o bem das ovelhas.
Por isso, logo no começo, o aviso sobre o ladrão. Ele não se envolve e nem se importa com as ovelhas. Assim o apóstolo Pedro nos alerta: “Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1Pedro 5.8).
O tema do ladrão é comum nas Sagradas Escrituras, pois o opositor de Deus, o diabo, quer destruir todo o povo de Deus, bem como toda criação. Por isso Jesus começa a Sua fala nos advertindo para que identifiquemos quem vem para roubar e aniquilar e quem é o Bom Pastor, a fim de que o sigamos e nada nos falte. Lembre-se: ladrão não vem para amparar, auxiliar ou defender.
Peça ao Senhor que o ajude a segui-Lo, confiando que nada vai te faltar. Rogue a Deus para que o ajude a distinguir a voz do Pastor dentre as muitas que querem te destruir. Somente a Deus toda a glória!
*Pastor e missionário presbiteriano