O vereador Pedro Trabuco (Pedro Gonçalves Vieira – PSD), foi eleito com 690 votos, sendo o sexto mais votado na eleição de domingo 2, e no dia 1º de janeiro de 2017, toma posse para o seu sétimo mandato consecutivo.
No final da atual legislatura, Trabuco completa 24 anos de legislador na Câmara de Dracena e no próximo, chegará aos 28 anos na Câmara. É o único a completar esta trajetória ininterrupta como vereador do município.
Para o mandato que começa em 2017, Trabuco explica que o objetivo é transmitir a sua longa experiência para os novos vereadores eleitos domingo. “É importante eles conhecerem os trâmites, o regimento interno da Câmara, a lei orgânica do município, a elaborar um requerimento, indicação e um projeto de lei, que em alguns casos, só o Executivo pode apresentar”, pontua.
Trabuco reitera que o mais importante, em todo esse período, é que a partir de sua primeira eleição, a escolha dos vereadores pela população deixou a área central e começou a ocorrer nos bairros.
“É nos bairros que o representante público tem contato com os problemas dos moradores, desde a falta de asfalto em uma rua, de uma boca de lobo ou uma galeria que estão com problemas, até a falta de uma placa de sinalização. Ele vai apresentar essas reivindicações de infraestrutura de saúde, educação, entre outras no bairro que representa ao Executivo”, reitera.
“O vereador do bairro, é o representante distrital daquela população que ele está acostumado e conhece”, acrescenta. Trabuco pontua como exemplo, antes de ingressar na Câmara, a situação da então Vila Esquecida.
“Hoje o Jardim Santa Clara tem asfalto, posto de saúde e uma creche no valor de R$ 1,7 milhão que está sendo construída pelo governo do Estado, resultado de um trabalho que comecei há 15 anos e agora está se tornando realidade”, lembra.
“Os bairros eram esquecidos, hoje isso mudou, temos uma Câmara com vários representantes dos bairros”, reitera Trabuco, que concorreu pela coligação “Transforma Dracena”, que elegeu Professor Juliano e Moisés da Funerária a prefeito e vice. Ele conclui ressaltando que continuará sendo o porta-voz dos bairros na Câmara.