A inédita picape média da Mercedes já tem forma, nome e até data de lançamento no Brasil. Apresentada hoje (25) como conceito durante um evento realizado em Estocolmo (Suécia) a picape Classe X será lançada já no fim do ano que vem na Europa. No Brasil e em outros países da América Latina, a chegada será um pouco depois, em 2018.
Liderado pela Mercedes Vans, divisão de veículos comerciais da marca, o projeto da picape é também um fruto da aliança da Daimler AG com o Grupo Renault-Nissan. Não é apenas uma coindência a Renault também ter apresentado recentemente a Alaskan, primeira picape média da marca. Tanto Classe X quanto Alaskan compartilham plataforma e diversos compenentes com a nova geração da Nissan Frontier. É claro que cada fabricante usou a estrutura para injetar seu próprio DNA e estratégia, criando produtos indepentendes, mas eles serão produzidos lado a lado em várias regiões.
As unidades destinadas à Europa, Australia e Àfrica do Sul serão produzidas na fábrica da Nissan, na Espanha, enquanto os veículos feitos para a América Latina, incluindo o Brasil, sairão da fábrica da Renault, em Córdoba, na Argentina, onde também será produzida a Alaskan. Para tal operação, o grupo anunciou um vultuoso investimento de R$ 800 milhões no país.
E os Estados Unidos? De fato, é estranho pensar que a Mercedes deseja ficar de fora do maior mercado de picapes do mundo, uma vez que é a primeira montadora premium a se aventurar em um segmento tradicionalmente explorado por marcas como Chevrolet, Ford e Toyota. No entanto, por enquanto, a Mercedes afirma que sua estratégia está focada em outros países. E, apesar dos EUA ser o maior mercado de picapes do mundo, a preferência é de modelos grandes (os chamados full size), enquanto a Classe X é um modelo médio. (Com informações AutoEsporte)