Nas 18 cidades onde o Jornal Regional tem atuação os partidos que mais elegeram prefeitos foram o PMDB e o PV. O PMDB conseguiu eleger novos chefes para o Executivo nas cidades de Brasilândia; Flórida Paulista; Flora Rica e Nova Guataporanga.
Já o PV elegeu novos prefeitos em Monte Castelo; Ouro Verde; Santa Mercedes e São João do Pau D’Alho. Depois aparece o PSDB com três eleitos, sendo nas cidades de Junqueirópolis (reeleito); Nova Independência e Pacaembu (reeleito).
A sigla DEM elegeu prefeitos em Adamantina e Tupi Paulista. O PPS elegeu em Panorama e Paulicéia. Irapuru o prefeito conseguiu se reeleger pelo PSD e em Lucélia o eleito prefeito pertence ao Solidariedade (SD).
NACIONAL – A principal mudança que se observa no primeiro turno das eleições municipais de 2016 em comparação a 2012 foi o desempenho do PT, que desta vez não conseguiu polarizar com o PSDB nas capitais do País. Este ano, entre os candidatos petistas, apenas Marcus Alexandre conseguiu se reeleger em primeiro turno em Rio Branco (AC). O PT também conseguiu enviar João Paulo para o segundo turno no Recife (PE).
Os tucanos, no entanto, não só conseguiram manter o mesmo número de candidatos disputando o segundo turno, oito nas capitais, como aumentou a quantidade de prefeitos eleitos em primeiro turno. Este ano, além de conquistar a maior capital do País, elegendo João Dória em São Paulo, o PSDB também reelegeu Firmino Filho em Teresina (PI).
O PMDB teve queda no desempenho no primeiro turno este ano em relação a 2012 nas capitais. Há quatro anos, o maior partido do País tinha conquistado, em primeiro turno, o segundo maior colégio eleitoral – o Rio de Janeiro, com a reeleição de Eduardo Paes – e eleito Teresa Surita prefeita de Boa Vista (RR). Desta vez, conseguiu apenas reeleger Teresa em primeiro turno. No entanto, seis candidatos do partido vão disputar o segundo turno este ano. Em 2012 foram apenas três peemedebistas no segundo turno das eleições municipais.
Ao todo, oito capitais tiveram as eleições definidas em primeiro turno. Além de PT, PSDB e PMDB, também elegeram candidatos PDT, com Carlos Eduardo em Natal (RN); PSB, com Carlos Amastha em Palmas (TO); DEM, com ACM Neto em Salvador (BA); e PSD, com Luciano Cartaxo em João Pessoa (PB).
O segundo turno vai ser disputado em 18 capitais com candidatos de 16 partidos. Estarão em campanha este mês os candidatos de PT, PMDB, PSDB, PR, PDT, PSB, REDE, PSD, PP, PTB, PCdoB, PMN, PSOL, PHS, PPS, e SD. No segundo turno das eleições, os partidos que mais vão se enfrentar são PMDB e PSDB. Eles disputam em Porto Alegre (RS), Maceió (AL) e Cuiabá (MT). (Com informações da Agência Brasil)