O município de Dracena não enfrenta o problema que algumas cidades do País vêm enfrentando, devido à falha no serviço de agendamento para emissão de carteira digital de trabalho. Na cidade, a emissão continua sendo manual e, de acordo com o auxiliar de serviços, Juscelina Ribeiro da Silva, não há necessidade de fazer agendamento antes para obter tal documento.
Basta o trabalhador se dirigir até a Casa do Empreendedor, que concentra diversos serviços de atendimento à população e pequenos empresários. No local estão concentrados os postos do Ministério do Trabalho, para realização de rescisões contratuais, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado de Relações do Trabalho (Sert), Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Banco do Povo.
Ela explica que trabalhadores de qualquer localidade que forem em busca do serviço serão atendidos. Cita que o PAT é procurado por moradores tanto de Dracena quanto de toda a região, e também de Brasilândia, no Mato Grosso do Sul.
Aqueles que pretendem obter a carteira do trabalho devem estar munidos de RG, certidões de nascimento ou casamento, foto recente 3×4 (fundo branco), em caso da primeira via. Já se tratando de segunda via, é necessário RG, foto, certidões de nascimento ou casamento, pesquisa obtida na Caixa Econômica Federal, onde constará o número da carteira e ainda declaração de extravio solicitado na delegacia de polícia.
A carteira do trabalho também pode ser obtida no Poupatempo.
SEGURO DESEMPREGO – A greve nacional dos bancários, considerada uma das mais longas da década tem atrapalhado serviços que não estão disponíveis na internet ou que são feitos apenas de forma parcial nos correspondentes bancários. Quem acabou de se aposentar ou de perder o emprego, por exemplo, está enfrentando dificuldades para sacar os benefícios.
A auxiliar do PAT, Juscelina da Silva conta que aqui na cidade a situação não está diferente de outros municípios, em relação ao seguro desemprego.
Neste um mês de greve dos bancos, a procurar de pessoas que perderam o emprego está praticamente parada, em busca do seguro desemprego. Juscelina lembra que anteriormente a greve, por dia chegava a ser feitas 25 rescisões contratuais.
SERVIÇO – O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na rua Maracaju, 1.149. Fone: 3821-3642.