O Programa “Sorria São Paulo”, implantado há mais de 13 anos em Dracena, em parceria da Secretaria Estadual da Saúde com a Prefeitura e voltado para atenção básica da saúde bucal, vai começar a funcionar a partir do próximo ano nos ESFs do Jardim Brasilândia e Jardim Jussara.
Segundo o coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde, dentista Marco Antônio Colman, o programa recebe verba anual do Governo do Estado, no valor de R$ 36 mil, mais contrapartida da Prefeitura para custear as despesas.
Conforme o coordenador, a verba é utilizada exclusivamente na compra de materiais básicos de consumo odontológico, como resina, luvas e agulhas. “O dinheiro não pode ser usado na compra de materiais permanentes”, explica Colman.
Na sessão do dia 10, a Câmara aprovou projeto de lei do Executivo para o repasse de R$ 2 mil ao Programa. A verba, conforme o coordenador é para compra de aparelhos fotopolimizadores, utilizados na aplicação de resina que estavam em falta.
O recurso do Estado e município é utilizado também na compra de kits de higiene bucal, contendo escovas, pasta e fio dental. Os kits são separados para idosos, adultos, crianças, adolescentes e gestantes.
Além dos produtos de escovação e limpeza dental, cada um vem acompanhado com orientações que incluem a dieta adequada para os dentes, escovações e como adotar hábitos saudáveis para o bem-estar da saúde bucal.
“No ano passado foram adquiridos 8 mil kits e distribuídos para 7 mil alunos das escolas infantis e creches do município, mais adultos e idosos”, explica.
O Programa atende as crianças nas escolas municipais, onde há dez consultórios instalados. Já os adultos são atendidos em seis postos de saúde, quatro na cidade, incluindo o postão (Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara) e os dois nos distritos Jamaica e Jaciporã.
“Para o próximo ano, foram aprovadas pela Secretaria, duas equipes do programa que irão atender nos ESFs Jardim Brasilândia e Jussara”, salienta Colman.
Em Dracena, o Programa funciona com 13 dentistas que prestam atendimentos nas escolas da rede municipal de Ensino, gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde, projetos e entidades que fazem atendimento de idosos, além do Programa Amigos do Peito e adultos atendidos nos Postos de Saúde.
Entre as entidade, inclui a Casa dos Velhos São Vicente de Paula, onde uma vez por ano, a equipe de saúde bucal vai ao asilo, realiza triagens e encaminha os idosos pacientes para tratamento.
O Programa realiza ainda palestras sobre os cuidados e higienização e dos dentes, como ocorre no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e outras entidades assistenciais.
Colman acrescenta ainda que em 2016, o Sorria São Paulo, já realizou em Dracena, 73 mil procedimentos em crianças, adultos e idosos.