Escrevo hoje sobre esse ser que nos envolve com seus encantos, que nos fadiga com sua energia, que nos acaricia com sua ternura, que nos ensinaa superar nossos limites e a ser uma pessoa (mãe, pai, avó, avô, professor, amigo) melhor – a criança.
Grandes poetas e autores escreveram sobre este pequeno ser. Escreveram sobre sua capacidade de transformar o mundo a sua volta, de provocar profundas mudanças no espaço onde habita, de fazer-se gigante diante da vida.
Já no ventre materno ele começa a mudar esse espaço, não só em suas dimensões físicas, mas em suas dimensões emocionais e sociais. Começa a existir para o mundo, primeiramente de seus próprios pais, apresentando a estes preocupações até então pequenas ou não existentes. Já fora deste ventre, transforma a vida de vovós e vovôs, apresentando a estes um amor que jamais poderiam imaginar sentir, assim como de muitas outras pessoas, que passam a fazer parte deste contexto aonde esta criança vai se desenvolvendo e aprendendo as alegrias e dificuldades da vida.
Esse pequeno ser, com todas suas diferenças e unicidade, vai transformando, com seus sentimentos, pensamentos e ideias, suas escolas e seus mestres. Exigindo de cada um destes uma permanente reflexão com objetivo de atendê-lo em suas necessidades e peculiaridades.
Veja só, algo tão pequeno que se torna um gigante diante de todos nós e da vida, levando-nos a constantes ressignificações, a mudanças nos nossos valores e prioridades, a um processo de muita aprendizagem e crescimento.
Ser criança é tudo isso! É ser pequeno e fazer-se gigante aos olhos e na vida daqueles que escolheram serem pais, avós, professores, cuidadores destes maravilhosos e desafiadores seres humanos.
Desejamos a todos os nossos pequenos gigantes do Colégio Objetivo de Dracena um Feliz Dia das Crianças e uma vida cheia de alegrias e vitórias!
“Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar”, (Rubem Alves).
*Psicóloga – Colégio Objetivo