A temperatura atípica para essa época do ano, mais amena comparada aos anos anteriores principalmente à noite, associada à econômica do País, vem refletindo na queda das vendas e serviços de consertos e limpeza de condicionadores de ar (ar condicionado), nas lojas especializadas em Dracena. A informação foi confirmada pela reportagem do Jornal Regional, quinta-feira 13, em duas lojas do ramo de refrigeração em Dracena.
Em uma das empresas, a sócia-proprietária, Vânia Mara Rodrigues Hernandes, explica que tanto as vendas como a manutenção dos aparelhos de ar condicionado está menor nesse ano, em comparação ao ano passado.
“O que sobressaiu um pouco mais são aos serviços de limpeza dos aparelhos, mesmo assim, está abaixo do mesmo período do ano passado”, acentua. A empresária explica ainda que o tempo está influenciando essa situação atual.
“As noites estão mais frescas e a procura por condicionadores de ar aumenta principalmente quando as noites e madrugadas estão quentes, nem tanto pelo sol durante o dia”, acrescenta Vânia Hernandes.
Mas a proximidade do final do ano, quando o Verão chegar no dia 21 de dezembro, e o pagamento do 13º salário, a empresária avalia que tanto as vendas como a manutenção dos condicionadores de ar devem melhorar para o setor.
A mesma avaliação faz a auxiliar-administrativa, Gislaine Benez, que trabalha em outra loja do ramo de refrigeração em Dracena. Ela analisa que apesar das vendas terem aumentado um pouco, estão abaixo em relação ao mesmo período do ano passado.
“Dois fatores estão interferindo, o tempo está mais fresco no período noturno e a crise financeira”, diz, lembrando que o mês de outubro do ano passado, foi muito mais quente comparado a 2016.
“Este ano está sendo atípico e assim como caem as vendas, diminuem os pedidos de serviços de assistência técnica, as famílias ligam menos o ar à noite”, pondera. Assim como Vânia Hernandes, Gislaine também está otimista com a chegada do final do ano para a retomada na venda de aparelhos e ar condicionado, assim como a manutenção dos aparelhos.