Nos últimos dias, a Polícia Militar tem registrado ocorrências de acidentes e trânsito com vítimas em cruzamentos sinalizados com semáforos, com o tempo de passagem de veículos de forma digital.
Em um desses acidentes ocorridos no último sábado, 5, o motorista de um dos carros envolvidos disse que o acidente aconteceu no momento que o semáforo estava na fase verde e com o tempo de cinco segundos para fechar.
Vale ressaltar que os acidentes também acontecem em cruzamento de vias onde existem semáforos não digitais que controlam a parada obrigatória dos condutores.
Policiais que trabalhavam ontem no centro da cidade falaram com a reportagem do Jornal Regional que a maior parte dos acidentes que ocorre em cruzamento é devido à falta de atenção de alguns condutores que acabam se envolvendo em colisão. Com isso, chega-se a conclusão de que alguns dos envolvidos descumpriram as normas de trânsito.
O capitão Marcelo Aparecido de Oliveira disse que o ideal para evitar acidente deste tipo é ao se aproximar do cruzamento de semáforo e perceber que o tempo da fase verde estiver faltando alguns segundos para fechar, em momento algum aumente a velocidade, porque a atitude poderá se tornar perigosa tanto ao pedestre que pode ser atropelado bem como ao condutor que está no outro cruzamento aguardando abrir. O ideal é aguardar com calma.
Outro detalhe bem lembrado pelo capitão é que o motorista que está diminuindo a velocidade fique atento para com o veículo que segue atrás dele, pois caso contrário pode ocorrer uma colisão traseira.
Dados divulgados pela 1ª Cia. da Polícia Militar no mês passado indicaram que de janeiro a agosto deste ano aconteceram 211 acidentes com vítimas no trânsito dracenense.