Dracena registrou neste ano, até ontem, 8, 107 casos positivos de dengue, um de zika vírus e um de chikungunya, três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O último caso de dengue foi constatado em agosto.
Apesar do número da dengue neste ano estar bem abaixo dos 1.495 constatados em 2015, a Vigilância Sanitária de Dracena reitera o alerta à população para os cuidados que se deve ter nesta época do ano, para evitar a proliferação do Aedes.
Segundo a subchefe de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Sanitária de Dracena, Aline Andrade, na última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada no começo de outubro em imóveis residenciais em Dracena, foi constado o índice 0.3 de infestação. O ADL é realizado três vezes ao ano, janeiro, julho e agosto.
De 0.3 até 1.0, é um índice satisfatório, de 1 a 3.9, o estado é de alerta e acima de 3.9, é considerado epidemia. O levantamento do ADL, conforme Andrade é feito por sorteio em 1,2 mil dos cerca de 20 mil imóveis residenciais existentes na cidade.
CUIDADOS – Andrade ressalta que apesar do índice larvário estar baixo neste ano, nas ações que os agentes realizam aos sábado nas residências, são encontradas muitas larvas do mosquito Aedes em água parada. “Não é porque o índice (ADL) está satisfatório que não existe o perigo da proliferação do Aedes, pelo contrário, é preciso que a população redobre os cuidados, principalmente daqui para frente quando começa a temporada de chuvas e o risco aumenta”, explica.
A orientação da Vigilância, conforme Andrade incluem medidas preventivas simples no dia a dia e que na prática, podem evitar a contaminação da população pelo zika vírus, febre chikungunya e a dengue.
Como ações diárias para evitar criadouros nas casas e a consequente eliminação das larvas, a Vigilância orienta a verificação das calhas, que se entupidas podem se tornar um criadouro.
“Não se deve esquecer também de adicionar detergente nos ralos e caixas atrás das geladeiras”, explica Andrade.
CONTROLE – A última ação dos agentes de controle de vetores e agentes comunitários, realizada aos sábados, foi no dia 29 de outubro, quando foram vistoriados na casas dos bairros Tonico André, parte do Jardim Jussara e Jardim Kennedy.
Nas visitas às residências aos sábados, as equipes reforçam orientações aos moradores, aplicam larvicidas e entregam boletins informativos, além de outras ações de prevenção.
As próximas visitas vão ocorrer no dia 19, e os locais estão sendo definidos pela Vigilância Sanitária. Também está sendo organizado um mutirão de limpeza para o final do mês.