São Paulo é o estado com a menor taxa de vítimas e ocorrências de homicídios do país, de acordo com o 10º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (3). O estudo aponta que a taxa paulista é de 8,9 vítimas de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes e de 8,5 homicídios/100 mil habitantes.
Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 13,2% na taxa de ocorrência de homicídio paulista, que era de 9,7 homicídios/100 mil habitantes em 2014.
A publicação é produzida pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública, organização não governamental que se propõe a atuar no aprimoramento técnico da atividade policial e na gestão de segurança pública. A base de dados utilizada pelo Anuário Brasileiro da Segurança é de 2015.
O único estado com taxa próxima à de São Paulo é Santa Catarina, com 12,1 homicídios/100 mil habitantes. O anuário classifica o dado catarinense no grupo de “menor qualidade” de informações, enquanto São Paulo tem dados de “alta qualidade”.
TAXA DO BRASIL – A taxa brasileira de vítimas de homicídios é mais do que o dobro do índice de São Paulo: e 25,7 vítimas por 100 mil habitantes.
São Paulo é o Estado com a menor taxa de ocorrências de mortes intencionais. O mesmo acontece com a taxa de vítimas, conforme mostra tabela ao lado:
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo