Como compreender Deus? Para compreendê-Lo é necessário e de extrema importância conhecer a Pessoa de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo afirma em Colossenses 1.15 que Jesus Cristo é o primogênito sobre toda a criação, ou seja, Ele já existia antes de tudo.

Paulo defende a fé em Jesus Cristo num contexto de sincretismo religioso, num ambiente social em que havia deuses de todos os tipos e para todos os gostos. Paulo afirma que Jesus Cristo é o único que conhece a Deus.
Hoje em dia vivemos num contexto bem parecido ao da época em que a Carta aos Colossenses foi produzida. Pessoas acreditam em vários deuses falsos, abraçam seitas, filosofias e ensinamentos que tentam relativizar a Pessoa de Jesus Cristo e invalidar a Sua Obra.
Diante desses questionamentos, os defensores da fé elaboraram as confissões balizadas na verdade revelada nas Sagradas Escrituras. O movimento da Reforma Protestante reafirmou os ensinos do apóstolo Paulo afirmando o seguinte: “Cristo, Filho de Deus, ainda desde a eternidade foi pessoa divina, particular, distinta e íntegra, e, por conseguinte, verdadeiro, essencial e perfeito Deus com o Pai, e o Espírito Santo… todos os três tem uma única essência divina, eterna, indivisa, infinita, de incomensurável poder, sabedoria e bondade, um só criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis…” (Livro de Concórdia p. 28 e 635).
Nem todas as palavras ditas em qualquer idioma poderiam descrever a realidade plena de Deus. Mas o que mais nos importa hoje é saber que alguém tão poderoso ofereceu o Seu primogênito, ou seja, o primeiro, o melhor, o especial e o mais importante… para morrer pelos pecadores deste mundo. Como você reage diante dessa palavra?
(Adaptado do artigo escrito por Martin Weingaertner).

*Pastor e missionário presbiteriano