O Projeto Universidade do Futebol, que atende no polo de Dracena, 250 crianças e jovens, dos seis aos 17 anos, recebeu ontem, 22, à tarde, no Estádio Írio Spinardi, doações de 20 pares de chuteiras e 15 meiões para serem utilizadas pelos alunos que não possuem o material para treinamentos.
O Projeto completou um ano neste mês de novembro, criado por iniciativa do ex-jogador Adriano e o irmão Juliano Gerlin. Ambos são técnicos no projeto, em aulas gratuitas que ocorrem no Írio Spinardi, às terças e quintas-feiras.
Segundo Juliano, a iniciativa das doações partiu de um grupo de amigos, logo após terem conhecimento que havia crianças e adolescentes que não possuíam chuteiras para os treinos.
“O meu irmão (Adriano) quando via algum aluno sem as chuteiras ia até o carro, pegava alguns pares seus e procurava atender essas crianças, mas muitas vezes a numeração não servia e mesmo assim eles pediam para treinar descalços”, lembra o técnico.
Ao tomarem conhecimento da situação, um grupo de amigos dos irmãos se mobilizou pelas redes sociais e conseguiram as colaborações com doações dos dez pares de chuteiras novas e dez usadas, além dos meiões que foram entregues ao Projeto, ontem, 22.
“As chuteiras vão ficar guardadas em um armário no Írio Spinardi, o aluno que não tem o material vai provar e utilizar o par que serve para ele, depois do treino, irá devolver para ser utilizado no próximo treinamento”, explica Juliano.
MOBILIZAÇÃO- O pai de um dos alunos do projeto, Juari Pereira, informou que se sensibilizou com a situação das crianças sem chuteiras para os treinos. Inicialmente ele fez doações de pares usados do filho e logo depois, começou uma campanha pela internet (whatsapp) solicitando aos amigos que também fizessem as doações de pares novos ou usadoss.
Dois de seus amigos, Flávio Troncon e Plínio Oliveira, se engajaram e fizeram as doações de dez pares novos de várias numerações e 15 pares de meias de futebol. Além das chuteiras e meiões, a empresa Elegance Móveis fez a doação de um armário para armazenar os materiais.
O Projeto Universidade do Futebol, também tem um polo que funciona na cidade de Pacaembu e atualmente conta com 150 alunos.