Um alimento de grande importância nutricional, que é sempre tema de discussão e ainda causa dúvidas sobre seus efeitos e benefícios é a soja. O Brasil é o segundo maior produtor do grão no mundo, porém os brasileiros ainda têm muitos questionamentos sobre sua importância.

Faça o quiz e descubra se você sabe tudo sobre a soja. Confira, também, o infográfico com as principais curiosidades dos benefícios desse grão.
1. Qual o principal nutriente presente na soja?
a) Vitaminas
b) Proteínas
c) Carboidratos
d) Fibras
2. Que tipo de doenças o consumo de sua proteína ajuda a prevenir*?
a) Doenças digestivas
b) Doenças contagiosas
c) Doenças cardiovasculares
d) Doenças cutâneas
* como parte de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis
3. Para quem a bebida à base soja é indicada?
a) Pessoas intolerantes à lactose
b) Pessoas com alergia à proteína do leite
c) Pessoas que buscam uma alimentação equilibrada
d) Todas as alternativas
4. Quais crenças populares sobre a soja são falsas?
a) Tem hormônios femininos
b) Não pode ser consumida por crianças
c) Deve ser evitada por homens
d) Todas as alternativas são falsas
5. A soja é indicada para consumir em qual momento do dia?
a) Café da manhã
b) Pós-treino
c) Café da tarde
d) Qualquer momento do dia
6. Qual é a quantidade de proteína de soja que deve ser consumida diariamente para ajudar a diminuir o colesterol*?
a) 30 g
b) 25 g
c) 20 g
d) 10 g
* como parte de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis
7. Quando comparada ao leite, as bebidas feitas com soja, tem:
a) Proteína de mesma qualidade
b) Mais gorduras saturadas
c) Mais colesterol
d) Mais lactose
8. Existe alguma diferença entre as bebidas feitas com extrato de soja e as preparadas com proteína isolada da soja?
a) Não existe diferença alguma.
b) Sim. A bebida feita com o extrato de soja preserva os outros nutrientes presentes na soja, como fibras, gorduras boas e vitaminas.
c) Sim. A bebida feita com proteína isolada da soja tem maior quantidade de aminoácidos.
d) A diferença existente é só de sabor.
9. A qualidade proteica da soja é inferior à das proteínas animais?
a) Sim, é muito inferior.
b) Não, é semelhante. E ainda possui naturalmente menor teor de gordura saturada.
c) É semelhante e ainda naturalmente isenta de colesterol.
d) Respostas b e c.
10. Quais são as consequências de acrescentar soja na dieta?
a) A soja fornece proteína de boa qualidade
b) Não faz diferença
c) Não se deve consumir soja durante a dieta
d) A soja faz engordar
A nutricionista Lara Natacci, do DietNet, explica as respostas:
1) B – Cultivada há milênios pelos orientais, a soja é uma fonte de proteína, já que cerca de 35% do grão é composto por este nutriente. Mesmo sendo de origem vegetal, ela tem proteína de alto valor biológico, o que significa que ela tem todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, em quantidade adequadas. Quando comparada à proteína de origem animal, como a do leite, por exemplo, ela tem qualidade similar.
2) C – A soja é rica em proteína de boa qualidade e a ANVISA reconhece que o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja por dia, dentro de uma alimentação equilibrada, ajuda a reduzir o colesterol. Além disso, quando comparada a alimentos fonte de proteína animal, a soja é uma fonte proteica com teor menor de gorduras saturadas.
3) D – De origem vegetal, a soja naturalmente não possui lactose, portanto as bebidas à base de soja podem ser consumidas por indivíduos com intolerância à lactose, pessoas com alergia à proteína do leite e aqueles que buscam ter uma vida saudável e alimentação equilibrada, pois é uma boa maneira de ingerir proteína de alta qualidade com baixo conteúdo de gorduras e ainda naturalmente sem colesterol.
4) D – Todas essas crenças populares são falsas.
– Estudos recentes comprovam que o consumo de soja é seguro para todas as faixas etárias, podendo fazer parte de uma alimentação equilibrada e aliada a hábitos de vida saudáveis tanto para crianças quanto para adultos.
– A soja não deve ser evitada por homens, pois não há nenhum estudo relevante que aponte que ela cause alterações hormonais; e, pelo contrário, ela pode ser consumida por aqueles que desejam manter uma dieta equilibrada.
5) D – A soja pode ser consumida de diversas maneiras e a qualquer momento do dia. Seja através do grão em refeições ou nas versões em bebidas de soja, em vitaminas e shakes.
6) B – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a alegação de que o consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação variada e a hábitos de vida saudáveis.
7) A – A soja, quando comparada com o leite, naturalmente apresenta zero lactose e zero colesterol, além de ter proteína de boa qualidade (assim como o leite), mas com teor de gorduras saturadas menor, por ser de origem vegetal.
8) B – O extrato de soja é obtido a partir da moagem dos grãos de soja com a água, preservando, assim, as proteínas, os carboidratos, as gorduras insaturadas, as vitaminas e os minerais. Já a proteína isolada da soja é extraída da farinha de soja desengordurada e possui no mínimo 90% de proteína. Dessa maneira, o isolado proteico de soja contém somente proteína, e os demais nutrientes são eliminados na composição do produto final. Na composição de bebidas feitas com extrato e com proteína isolada da soja a quantidade de proteína e, portanto, de aminoácidos, é similar.
9) D – A proteína da soja é considerada de alta qualidade. Se comparada às proteínas de origem animal, a soja possui uma quantidade consideravelmente menor de gordura saturada, com a vantagem de ser isenta de colesterol, como todos os alimentos de origem vegetal.
10) A – A soja, como fonte de proteína de boa qualidade, pode ser incluída dentro de uma alimentação equilibrada para indivíduos de todas as idades.