A professora Vanessa Redígolo Castilho foi anunciada na tarde de ontem, 28, na Câmara Municipal de Dracena, como a secretária de Educação para a administração do prefeito eleito, professor Juliano Brito Bertolini. É o quarto nome divulgado dos dez responsáveis pelas pastas do futuro mandato.
Vanessa tem formação em magistério, é graduada em Letras e Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Educação Especial, mestre em Educação pela Unesp de Presidente Prudente e membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Educação Infantil (Foprei) da Unesp. Funcionária municipal desde 1997, a futura secretária declarou estar totalmente ciente da responsabilidade que lhe espera, mas que também se sente muito feliz e honrada com o convite para comandar a pasta.
“Uma das primeiras coisas que o Juliano e eu conversamos foi que se não investirmos em professores, não teremos resultados. E quando falamos em investimento, não é apenas financeiramente, mas sim sobre funcionários capacitados e aptos a lecionar. Temos uma Educação muito boa em Dracena, mas ainda há muito a ser feito”, esclareceu Vanessa que adiantou que o calendário letivo de 2017 já está pronto, mas que pode ser alterado, caso necessário.
Após o anúncio, a secretária respondeu a perguntas dos convidados juntamente com o prefeito eleito e seu vice, Moisés Antônio de Lima. Entre os principais questionamentos, a questão do transporte para os alunos da Etec do Centro Paula Souza, Profª Carmelina Barbosa e também da Unesp foi um dos mais comentados, o que, segundo os três, será analisada e discutida a fim de que seja adotada a melhor medida para resolvê-la, tendo inclusive duas possíveis soluções para a situação.
Outro tema discutido foi sobre os alunos especiais da rede municipal e o que será feito em melhoria para os mesmos. “Tenho um carinho especial com esses alunos especificamente porque sou especialista no tema e sempre amei trabalhar com esses estudantes, por isso já adianto que a educação especial será toda reestruturada”, pontuou a secretária.
Os demais secretários anunciados foram a enfermeira Lígia Sinatura, para Saúde; a advogada Ronize de Cursi, de Gabinete e Assuntos Jurídicos; Moisés Antônio de Lima, para a Agricultura.