O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior comemorou ontem, 15, os 185 anos de criação da PM do Estado de São Paulo, com uma solenidade cívico-militar de valorização Policial Militar, no auditório da Câmara Municipal de Dracena. Veja as imagens do evento na galeria de fotos do www.portalregional.net.br
Na cerimônia, houve a entrega de Láureas do Mérito Pessoal aos policiais da área, que por meio de suas atuações se fizeram merecedores, destacando no cumprimento do dever.
Também foram condecorados policiais militares de toda área do 25º Batalhão de Dracena tendo em vista a passagem para a inatividade, depois de 30 anos de serviços prestados a Corporação.
Ainda foram homenageados, o juiz de Adamantina dr. Fábio Marinelli Sola, pelos relevantes serviços em prol à Corporação, assim como os policiais que na data de 15 de dezembro foram promovidos.
HISTÓRICO
No dia 15 de dezembro de 1831, era fundada na capital paulista, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por lei da Assembléia Provincial, proposta pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, criando o Corpo de Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; eram os “cento e trinta de trinta e um”.
Durante o século XIX a corporação policial de São Paulo recebeu várias denominações: Corpo de Municipais Permanentes, Corpo de Municipais Provisórios, Guarda de Polícia, Brigada Policial, Força Policial e finalmente, Força Pública, nome com o qual conquistou vitórias e participou de grandes eventos, até já no século XX.
O Jornal Regional parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelo seu 185º aniversário e também pelo seu papel fundamental na sociedade.