Comemora-se hoje, 1º, em diversos países, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Neste ano, a campanha dá enfoque aos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E.
Em Dracena, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, realiza o último dia da Campanha Fique Sabendo, uma mobilização nacional de prevenção e testagem para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.
De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia tem como objetivo buscar e sensibilizar a população da importância do diagnóstico precoce, mas os exames podem ser solicitados durante o ano todo.
Já as ações realizadas em todo o País neste dia, buscam discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. A ideia também é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.
Em Dracena, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o teste da aids em diversas unidades das redes públicas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. O procedimento é gratuito e pode ser feito de forma anônima.
“Aqui no Centro de Saúde fazemos o teste constantemente e sempre tem procura. Basta dirigir-se a unidade de saúde mais próxima de sua residência e solicitar um pedido para a coleta de sangue no laboratório”, explica Roseli Cristiane da Silva, subchefe de notificação de doenças, na Secretaria Municipal de Saúde.
A profissional ressalta ainda a importância de realizar o teste periodicamente, uma vez que saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. “Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico, ganha em qualidade de vida.”
COMBATE A AIDS – O dia 1º de dezembro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids a fim de despertar a atenção da sociedade sobre a necessidade de prevenção, pesquisas e de políticas públicas de atendimento às pessoas portadores do vírus HIV.
SERVIÇO: O laboratório para a coleta de sangue de Dracena fica no Centro de Saúde I “Dr. Takashi Enokibara” (Postão), e funciona das 7h às 9h, na rua Espírito Santo, 135.
Além das unidades físicas nos municípios, o Ministério da Saúde disponibiliza também outras duas ferramentas informativas sobre as infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais. Pelo telefone a opção é o Disque Saúde, através do número 136, e na internet através do portal www.aids.gov.br