O e-mail marketing pode ser uma ferramenta importante de divulgação da sua marca ou empresa. Essa é uma estratégia muito comum na prática da comunicação e possui a grande vantagem de ter um baixo custo. Um dos principais desafios de quem trabalha com e-mail marketing é o de se diferenciar em meio a enxurrada de informações que são transmitidas online diariamente. É um volume tão grande de mensagens que muitas delas vão da caixa de entrada direto para a lixeira.
Entre dezenas de e-mails, o que fazer para que o seu e-mail seja aberto? E como fazer para que, uma vez lido, seu e-mail efetivamente contribua para concretizar uma venda ou um maior engajamento por parte do cliente? É fundamental desenvolver uma campanha bem sucedida de e-mail marketing, utilizando estratégias inteligentes para que a informação chegue a quem se deseja. Veja abaixo alguns pontos que podem ajudar você nessa empreitada:
1. Produza um bom conteúdo
Não fique preso aos e-mails que apenas divulgam promoções. Eles também são importantes, mas é interessante criar conteúdos relevantes para o seu público. A melhor estratégia é desenvolver um conteúdo bem trabalhado, que prenda a atenção do usuário logo na primeira linha (ou na primeira imagem). Por isso, o conteúdo deve ser conciso, direto e relevante. E vale ainda utilizar recursos multimídia, vídeos, imagens, músicas, que despertem o interesse e convoquem o engajamento. O que nos leva a outro ponto sobre o conteúdo, que é a segmentação.
2. Personalize a mensagem
Personalizar a comunicação de acordo com os interesses, ou seja, segmentando a informação, é o ideal para chamar a atenção para o seu e-mail marketing. Geralmente, as pessoas gostam de ter contato com informação personalizada e preparada exclusivamente para ela.
Evite formalidades. Estreite a relação com o cliente usando uma saudação menos formal e tenha o costume de chamá-lo pelo primeiro nome. Isso cria uma aproximação com o usuário aumentando as chances de o seu lead abrir o seu e-mail
3. Promoções: equilíbrio é a chave
Oferecer ofertas e promoções também é essencial para manter a atenção do cliente. No entanto, essa não é a única forma de estreitar laços. Como afirmado no tópico anterior, trabalhar o conteúdo é um ótimo caminho. Segmentar a informação também, por isso, as promoções devem ser de acordo com o interesse do cliente, seja expresso em compras anteriores, seja pelo comportamento do usuário registrado no e-commerce e na navegação online.
Não bombardeie a caixa de e-mails. Promoções são interessantes para o cliente, mas os e-mails não devem lotar a caixa de entrada. Caso isso não seja obedecido o objetivo de fazer o cliente abrir o e-mail pode ser revertido e o resultado é o seu e-mail marketing acabar na caixa de spam.
4. As aparências não enganam
Mais acima falamos sobre o formato do e-mail marketing, com a inclusão de recursos multimídias, que podem deixar seu conteúdo mais interessante e relevante. Além disso, o conselho sobre a produção de conteúdo ser direta, concisa e relevante também pode ser usado na hora de pensar o design. Em e-mails de promoções, por exemplo, alguns especialistas recomendam que se deve seguir a regra dos 8 a 12 itens: se usar um número menor que oito, é possível que nenhuma oferta chame a atenção. Passando dos 12 itens, o design acaba ficando visualmente muito poluído. O cliente precisa gostar do que viu para clicar no e-mail, por isso uma das estratégias é pensar em um design mais harmonioso para a sua mensagem.
5. Não deixe que seu e-mail marketing caia no spam
Para que essa tragédia não aconteça, além de manter o equilíbrio nos envios, é preciso observar algumas questões técnicas. Dependendo de como a informação se organiza no seu e-mail, alguns provedores podem bloqueá-lo, impedindo que ele chegue ao destinatário. Por isso é importante ter uma ferramenta que garanta a entregabilidade, ou seja, o e-mail marketing precisa seguir as melhores práticas exigidas pelos provedores. Afinal, quanto mais cliques e mais interação com a audiência, menor a probabilidade do e-mail marketing cair na caixa de spam. Garanta também sua reputação de remetente, dando atenção às configurações da sua ferramenta, como a IBM Marketing Cloud, cuja plataforma garante uma alta taxa de entregabilidade, pois respeita as exigências dos provedores, além de facilitar as ações de e-mail marketing a partir de processos automatizados e eficientes.
6. Adote uma rotina de produção
Se você tem o objetivo de alcançar bons resultados, é necessário criar uma organização de produção do seu e-mail marketing. Pense em uma rotina de produção, com envio de conteúdo e análise de resultados. A ideia é ter um planejamento estratégico mensal para seu e-mail marketing, com definição dos produtos que serão anunciados, design do layout e conteúdo. Utilizando uma plataforma como a IBM Marketing Cloud garante essa regularidade e automatização, deixando mais tempo para que você desenvolva sua estratégia de divulgação, garantindo altas taxas de conversão e mais engajamento por parte dos seus clientes.