Nenhum outro milagre teve um impacto tão profundo em nosso mundo do que aquele ocorrido no nascimento de Jesus Cristo há mais de 2000 anos! Sei que depois aconteceram outros grandes e significativos milagres. No entanto, se este não tivesse ocorrido, muitos desses milagres subsequentes nunca poderiam ter acontecido. Nada tem impactado nosso mundo tão profundamente quanto aquele evento que ocorreu na Noite dos Milagres quando Cristo nasceu. Muitas vezes pensamos que esse evento é um único acontecimento, mas na realidade vários milagres ocorreram naquela noite.
O primeiro milagre trata do fato de que apenas dois dos quatro evangelhos registram o evento do nascimento de Cristo. O aspecto milagroso deste cenário, é revelado no entendimento de que Mateus escreveu aos judeus sobre seu Rei, apresentando sua herança real. Marcos apresentou Cristo como o Servo, sabendo que ninguém se importaria com o pedigree de um escravo. Lucas apresentou Cristo como o Homem Perfeito e, como tal, teria sua própria linhagem, e é por isso que temos detalhes minuciosos sobre o nascimento de Cristo. João apresentou Cristo como o Deus-Homem, o Filho de Deus e Deus Filho. Como Deus, Ele não tem linhagem, nem começo, nem fim e nem genealogia familiar.
O segundo milagre é visto na medida em que cumpre as profecias do Antigo Testamento. Deus prometeu que levantaria um profeta como Moisés. Ele seria nascido de uma virgem como um sinal especial, um milagre de Deus. O Messias teria autoridade para reinar sobre o mundo. Este, que ainda estava para nascer, teria um lugar especial nos corações de todos os homens. Este Filho nasceria em Belém. Tudo aconteceu exatamente como foi profetizado séculos antes, por vários profetas, muitos deles sem ter conhecido um ao outro.
O Terceiro Milagre, ou grupo de milagres, daquela noite gira em torno daqueles eventos estranhos ou sobrenaturais que aconteceram. Não houve nenhum aborto provocado pela viagem de Maria grávida de nove meses por 96,5 Km montada num jumento e, por vezes, a pé. Não houve, em todas essas circunstâncias adversas, a morte do menino Jesus logo após o seu nascimento. A taxa de mortalidade de recém-nascidos naqueles dias era muito grande. Foi realmente um milagre este bebê ter sobrevivido em condições tão precárias.
Tudo aconteceu por amor de nós! Este é o verdadeiro sentido do Natal: Deus, por nos amar, visitou-nos na Pessoa do Filho! Pense nisto! Espero que o milagre da salvação aconteça em tua vida! Feliz Natal!
*Pastor e missionário presbiteriano