O Gabinete do Prefeito foi palco da coletiva de imprensa realizada nesta manhã, 28, na qual o Prefeito do Município de Adamantina, Dr. João Eduardo Barbosa Pacheco, apresentou balanço das ações realizadas em sua gestão no período compreendido entre fevereiro e dezembro de 2016. Estiveram presentes no evento secretários, diretores e coordenadores, a imprensa local, além de representantes de associações de bairro, igrejas, sindicatos, entidades socioassistenciais, grupos, bem como da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e da Câmara Legislativa Municipal.

 

Na oportunidade, a Prefeito destacou as ações de cada uma das pastas e prestou agradecimentos à colaboração de todos os servidores públicos municipais, bem como aos Poderes Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público, aos Deputados que viabilizaram Emendas em 2016, à Imprensa falada e à escrita, às entidades assistenciais, clubes de serviço e à Santa Casa, à Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP), às Associações de Moradores de vilas e bairros, ao Tiro de Guerra, às Polícias Civil e Militar, ao Corpo de Bombeiros, ao Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), às Igrejas e a Deus.

 

Saúde

 

Dentre as conquistas na Secretaria Municipal de Saúde, se destacam a aquisição de veículos 0 km: Van, Palio, Saveiro e Gol, a contratação de mais um médico para o Pronto Socorro municipal, a valorização salarial dos médicos responsáveis pelo atendimento no plantão, a emenda já empenhada para a Santa Casa (R$ 200 mil – Dep. Sílvio Torres), a subvenção no valor de R$ 40 mil para melhorias no serviço de hemodiálise, os gastos com aquisição de medicamentos no valor de R$ 1.506.149,90, as obras no PSF dos Conjuntos Mário Covas e CECAP, o investimento para manutenção do Pronto Socorro no valor de R$ 2.570.000,00 e o percentual de 27,05 do orçamento municipal investido na Saúde.

 

Educação

 

Na Secretaria Municipal de Educação, o Prefeito destacou a aquisição de material pedagógico no valor de R$ 104.412,43, bem como a aquisição de materiais para manutenção, limpeza e higiene, cozinhas, entre outros no valor de R$ 101.238,88, a construção da quadra coberta da escola Navarro de Andrade e o percentual de 28,22 do orçamento municipal investido na Saúde.

 

Cultura

 

Em relação à Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, o Prefeito destacou a conquista de três acervos de literatura infanto-juvenil e adulta para a Biblioteca Municipal, a realização de apresentação de peças teatrais, oficinas culturais, concertos da Banda Marcial de Adamantina em parceria com bandas da região, incentivo a escritores da cidade, promovendo noites de autógrafos, concursos de redação, desenhos e painéis, fotografia e vitrines, promoção de ações focadas no enriquecimento do hábito de leitura, doação, troca e empréstimo de obras juvenis, infanto-juvenis e adultas e contação de histórias.

 

Assistência e Desenvolvimento Social

 

Na pasta da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, foram destaques as conquistas como a reinauguração do prédio do Projeto ASA, com ampliação da capacidade de atendimento de 100 para 160 crianças, o pagamento de R$ 160 mil, subvenções às entidades assistenciais, a expansão e qualificação de proteção social com investimento de R$ 52.800,00 e a reforma do centro comunitário do Jardim das Acácias.

 

Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

 

Na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, destacou o Projeto Melhor Caminho (CODASP), com extensão de 3,5 km, a autorização de 1.745 podas de árvore e doação de 398 mudas, a realização de mutirão de limpeza no Rio Aguapeí, a capacitação dos podadores autônomos, a coleta de 4,7 toneladas de lixo eletrônico e a manutenção das praças, áreas verdes, trevos e canteiros centrais.

 

Obras e Serviços

 

Dentre as atividades da Secretaria de Obras e Serviços, destacou o recapeamento asfáltico em trechos dos Jardins Brasil e Adamantina, Vila Jardim, Avenidas Rio Branco, da Saudade, Francisco Bellusci, Cunha Bueno, Antônio Tiveron, Ruas Mato Grosso e Santa Catarina, com área total de 109.496 m2, a construção da Ponte do Japi, o início da reforma do Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo, a viabilização da construção do prédio da Delegacia Seccional de Adamantina; Valor do Convênio: R$ 3 milhões, área em construção: 2.210 m2, a reforma e liberação do Ginásio de Esportes Paulo Camargo, a construção da ponte sobre o Córrego Ribeirão dos Ranchos (ADM-267), a coleta de 9 mil toneladas de lixo, a construção de estacionamento no Velório Municipal, a construção de estacionamento para motos e ampliação de vagas/Zona Azul.

 

Esporte, Lazer e Recreação

 

Na Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, destacou a promoção dos campeonatos Inter Fardão de Futebol e de Futsal, a instalação de 9 parques infantis e 3 academias ao ar livre, a participação nos Jogos Abertos do Interior, na Copa de Futsal do Estado de São Paulo, no Campeonato de Futebol Estadual, nos Joguinhos Abertos do Interior e em várias modalidades promovidas pelas ligas amadoras de handebol, de futebol de salão e de atletismo, a realização do Torneio de Atletismo Jovem Saudável, o incentivo à prática de atividades físico-esportivas aos atletas da terceira idade, viabilizando diversas participações em Adamantina e na região e a participação nos Jogos Regionais dos Idosos – JORI.

 

Gabinete

 

A Secretaria de Gabinete contabilizou a redação e encaminhamento de 501 ofícios, 52 Projetos de Lei e 102 Decretos.

 

Outras realizações

 

Na oportunidade, o Prefeito também destacou o pagamento de precatórios no valor de R$ 1.170.068,64, a judicialização que onerou os cofres públicos em média de R$ 100 mil mensais, a interferência na Secretaria do Trabalho visando à manutenção do PAT, a discussão comunitária e elaboração do novo Plano Diretor de Adamantina e do Plano de Mobilidade, a redução de funcionários e da folha de pagamento (R$ 200 mil mensais); e dos valores pagos com aluguéis (R$ 15 mil mensais), a municipalização do trânsito, a oficialização da área destinada à construção do prédio da Fatec e o investimento de R$ 350 mil na manutenção e recuperação da frota municipal.