“Nunca mais faço planos para o Ano Novo”, disse-me alguém certa vez, “Eu nunca os cumpro”. Eu me lembro de muitos projetos que fiz e deixei escapar. Mas acredito que planejar para o Ano Novo vale a pena. Por quê?
Primeiro, todos nós precisamos de mudanças, alguns afirmam, mas achamos muito difícil de admitir para nós mesmos. Eu ouvi pessoas que dizem: “Eu não tenho remorsos sobre a minha vida. Eu faria da mesma maneira novamente.” Mas essa atitude é extremamente cega e egoísta.
Em segundo lugar, quando mudamos de calendário é um bom momento para reavaliação. Como foi o ano passado? O que eu quero fazer diferente neste ano? Esta época do ano sempre me lembra uma passagem da Escritura: “Lavrem seus campos não arados e não semeiem entre espinhos” (Jr 4.3). Faz sentido! Uma pergunta séria: que porcentagem da sua vida está produzindo algo de valor para Deus? Às portas de um novo ano é um bom momento para reavaliação.
Terceiro, Ano Novo é um excelente momento para correções de rumo. Claro, podemos fracassar no que nos propusemos fazer, mas se falharmos em planejar, então planejamos falhar. Se você está tão temeroso do fracasso, saiba que falhar não é o fim. Para a pessoa que decide aprender, o fracasso é um aliado.
Quarto, Ano Novo é um tempo para aprender a confiar mais fortemente na graça de Deus. Muitos homens e mulheres se acham autossuficientes e com isso se tornam arrogantes e orgulhosos. Um segredo do Apóstolo Paulo é: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). E ele experimentou a força de Deus através de muitas situações, não somente boas, mas também nas horas ruins.
Se neste último ano, você não exercitou confiar no Senhor tanto quanto deveria, não há melhor momento como o presente para fazer uma resolução de Ano Novo. Que tal uma breve oração agora – use estas palavras se quiser: “Querido Deus, quero que o ano novo seja diferente para mim”. Agora explique em oração algumas das mudanças que você gostaria de ver e fazer. E feche assim: “Senhor Jesus, eu sei que vou precisar de muita ajuda para isso, então agora me coloco em Tuas mãos, ajude-me a receber Tua força.” Boa! Agora você tem uma chance muito maior de um Feliz Ano Novo. Feliz 2017!
*Pastor e missionário presbiteriano