Há milhares de livros e milhões de textos na internet sobre liderança, mas poucos trazem lições tão preciosas como o filme ‘Sully’, de Clint Eastwood com Tom Hanks no papel do Capitão Chesley “Sully” Sullenberger, que conseguiu pousar um avião em pane no Rio Hudson, em 2009, salvando todos os passageiros.

A ação, considerada inicialmente heroica, foi motivo de rigorosa investigação por desconfiança de ter sido imprudente e de ter colocado vidas em jogo sem necessidade. Para comprovar que sua decisão foi correta, Sully teve que manter o sangue frio e provar seus argumentos.
Em pouquíssimo tempo, após ter as turbinas atingidas por uma revoada de pássaros, foi tomada a decisão que se mostrou correta. Para isso, foi necessário: focar totalmente no problema, assumir a responsabilidade de todo o processo decisório, avaliar prós e contras e manter a capacidade de arriscar, mas com responsabilidade.
A convicção de estar na direção certa é que fez a diferença. Isso vale para o empresário, o artista, o professor ou o estudante. Para responder rapidamente a um problema, é necessário conjugar experiência e ousadia. Torna-se assim possível ter a frieza de decidir passos a serem dados, seja no longo, médio, curto ou, como no presente caso, curtíssimo prazo.

*Doutor em Educação, Arte e História