A Administração do prefeito Márcio Cardim e da vice-prefeita Ana Maria Romanini Micheloni apresenta os primeiros levantamentos, preliminares, referente aos dez primeiros dias no comando da Prefeitura de Adamantina.

 

A atual Administração, após a eleição, iniciou o diálogo com a gestão anterior, e teve acesso aos dados contábeis, financeiras, de pessoal, fornecedores, estrutura, e outras, que subsidiaram, com informações, os novos gestores.

 

Assim, desde o início do mandato, após a posse ocorrida em 1º de janeiro passado, a atual Administração tem trabalhado e atuado em diversas frentes, e se deparado com inúmeras dificuldades, algumas já sinalizadas anteriormente, no período da transição, e outras que se apresentam, além das situações do cotidiano, imprevisíveis, que atingem a rotina de trabalho, como por exemplo, os estragos decorrentes das chuvas, no final da semana passada, que deixaram um imenso saldo de degradação em pontes e estradas rurais, sobretudo na região do bairro Lagoa Seca.

 

E diante da necessidade de informar a população, os poderes constituídos e a sociedade, como um todo, foi realizado um levantamento, em todas as áreas da estrutura pública, sendo possível levantar o cenário real, que se apresentou aos novos gestores municipais, bem como as primeiras medidas que estão sendo adotadas, no enfrentamento aos inúmeros desafios.

 

Como um todo, o cenário é de extrema dificuldade e sérias limitações estruturais, em todas as áreas da Prefeitura, seja pelo sucateamento da estrutura de trabalho, como máquinas e equipamentos, seja pela limitação financeira que impossibilita os investimentos que a cidade reclama como urgentes, seja também pela desmotivação dos funcionários municipais, diante da ausência de um trabalho mais próximo e comprometido, por parte dos gestores públicos.

 

O centro das dificuldades está na limitação financeira. O prefeito Márcio Cardim, a vice-prefeita Ana Maria Romanini Micheloni e toda a equipe assumiram em 1º de janeiro com a seguinte realidade financeira:

 

– Dívida com fornecedores no montante de R$ 4.803.697,09 (dívida contraída por diversos setores)

– Saldo de R$ 1.004.000,00 (recursos próprios – da Prefeitura)

– Saldo de R$ 8.419.228,00 (recursos vinculados – de convênios federais e estaduais)

 

Todas essas informações financeiras, e as informações sobre o cenário encontrado em cada uma das áreas da Administração Municipal, a partir de 1º de janeiro deste ano, são detalhados a seguir:

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Finanças

João Lopes de Oliveira

Cenário Encontrado

Medidas Adotadas

Saldo em caixa:

R$1.004.000,00 (próprios) e

R$8.419.228,00 ( vinculados)

Estamos conhecendo os vinculados e as razões dos saldos.

Dívida com fornecedores:

R$4.803.697,09

Dívida contraída por diversos setores.

 

 

Saúde

Área com maior volume de fornecedores, principalmente medicamentos: R$ 2.238.000,00

 

Educação

Débitos de R$ 745.847,28.

Recurso próprio: R$ 111.563,43

 

Cultura

R$ 603.637,55

Referente Eventos de 2015

 

Esportes

Déficit R$ 854.341,52

Recurso próprio: R$ 289.089,96

 

Obras

Recurso próprio: R$ 689.287,73

 

Agricultura e Meio Ambiente

R$ 71.182,42

Vinculados: R$ 47.872,00

Estamos na fase de reconhecimento das dívidas, negociando algumas para atendimento dos indispensáveis com destaque para os setores de saúde, obras, social etc.

 

 

Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos

Cláudia Bitencurte Campos

Cenário Encontrado

Medidas Adotadas

Ação de Inconstitucionalidade de artigos de Leis Municipais que tratam da Estrutura administrativa

Já iniciamos os estudos para reestruturar e reorganizar a estrutura Administrativa da Prefeitura.

No início do ano vencem-se diversos contratos  e convênios

Estão sendo estudados os novos termos para as renovações.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rosemeire Piva Dadamo

Cenário Encontrado

Medidas Adotadas

Falta de medicamentos – estoque zero.

Contato com Secretária de Finanças, retratando o quadro da secretaria e a dificuldade em manter estoque, devido à falta de pagamento dos distribuidores, onde a finanças está entrando em contato com os distribuidores para realização de acordo e reestabelecimento dos mesmos.

Aluguéis.

Possibilidade de alguns serviços serem alocados em espaços já existentes para melhor aproveitamento dos recursos. Estando viabilizando setor de transporte e controle de vetores.

Saúde mental.

 Reestruturação – de acordo com portaria ministerial – 3088/2011 – que institui a Rede de Atenção Psicossocial- englobando residenciais terapêuticos e CAPS.

UPA – área física.

Agilização do processo junto ao Ministério Público para sanar as pendências.

Setor de transporte – horas extras motoristas.

Contato com Secretaria de Administração para desenvolver medidas e ações conjuntas de acordo com legislação para regularizar situação das horas extras e banco de horas.

Judicialização.

Formação de Comissão de Avaliação para implantação de protocolos e, a médio prazo, a implantação da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos).

Clínica de Repouso – Convênio não pode ser assinado por restrições burocráticas.

Criação de Casas Terapêuticas

 

 

Secretaria Municipal de Obras e Serviços

Welington Rodrigo Zerbini

Cenário Encontrado

Medidas Adotadas

Falta de funcionários nas equipes de lixo e reciclagem

Reorganização da equipe de coleta de lixo e usina de reciclagem

Estragos decorrentes de fortes chuvas na zona rural.

Conserto e manutenção das estradas rurais devido à chuva em excesso no início do mês de janeiro

Vias públicas e prédio do UPA abandonado

Limpeza de vias públicas e prédio do UPA

Trechos de ruas sem condição de tráfego

Manutenção provisória nas ruas com material cascalho.

Casas alugadas. Reparos para rescisão de alugueis.

Reforma das casas alugadas pela prefeitura para devolução

Frota abandonada, com  maquinários parados por falta de manutenção

Manutenção da Frota do Almoxarifado

Frente de Trabalho

Contratação de 10 servidores para serviços gerais a integrar Frente de Trabalho.

Recape asfáltico

Aquisição de 50mil litros de emulsão asfáltica

Cemitério próximo do limite de ocupação

Viabilização de cemitério vertical em nova área própria do município.

 

 

Secretaria Municipal de Administração

Evandro Pereira de Souza

Cenário Encontrado

Medidas Adotadas

 

Serviço de atendimento ao contribuinte não implantado.

Desenvolvendo ferramentas para implantação do SAC e implantação do e-SAC, provavelmente a partir da 2ª quinzena de janeiro.

 

Site do Município desestruturado.

Estudo para, em parceria com a UNIFAI, desenvolver uma nova plataforma mais dinâmica buscando uma maior interatividade com a população.

 

Posto do PAT em dificuldades quanto a sua continuidade.

Por intervenção do Deputado Estadual Ed Thomas, em 2016, o Posto foi mantido e estamos ampliando o atendimento, em breve teremos a emissão de Carteiras de Trabalho.

 

Ações trabalhistas por conta de Laudos de Insalubridade contestados Judicialmente.

Estudos no sentido de reestabelecer as insalubridades devidas, conforme laudos judiciais já emitidos.

 

Questões relacionadas a prevenção, segurança e medicina do Trabalho completamente desestruturado.

Estamos providenciando estudos para que possamos regularizar essa situação imediatamente.