Agentes de Saúde e Controle de Vetores de Dracena, que trabalham no Programa Todos Unidos Contra o Aedes aegypti, localizaram no último sábado, 21, durante ações de prevenção no bairro Tonico André e parte do Jardim Jussara, 26 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, foram visitadas pelos agentes, mais de 500 imóveis residenciais e comerciais nos dois bairros e a quantidade de objetos (26) encontrados com larvas do Aedes é considerada alto.
O trabalho realizado pelos agentes aos sábados, faz parte do Programa Todos Unidos Contra o Aedes aegypti , do governo estadual. No Tonico André e no Jardim Jussara, neste último sábado, participaram 20 agentes.
Nas visitas aos imóveis verificam se há objetos contendo água onde o Aedes se procria e conferem os eventuais focos do mosquito. Também aplicam larvicidas e orientaram os moradores e comerciantes.
“Mesmo com as chuvas os moradores devem fazer uma boa vistoria nos quintais das suas casas”, informa o subchefe de Informação, Educação e Comunicação da VE, Aline Andrade. As orientações neste período de chuvas, de acordo com Aline, inclui a checagem nas calhas das casas que podem entupir e se tornarem focos do Aedes.
Para quem possui piscinas em casas e vai viajar, a recomendação é o uso de cloro na água e no interior das casas, aplicar detergente nas caixas atrás das geladeiras e nos ralos. O detergente, também elimina larva mas seu efeito é de apenas 15 dias. Passado este período deve ser feita nova aplicação.
“ Até esta segunda-feira, 23, nenhum caso de dengue, chikungunya ou zika vírus foi detectado em Dracena”, explica Andrade.