“Satisfazê-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes”, diz o Salmo 90.14. O Senhor Jesus Cristo, em João 15.26, nos promete o “parácleto”, ou seja, aquele que anda ao nosso lado, que seria o nosso Consolador. Esta promessa se cumpriu, como Ele havia dito, depois de Sua ascenção ao céu, com a descida do Espírito Santo nos primeiros discípulos de Jesus. E continua acontecendo até hoje, sempre que alguém entrega a sua vida ao Salvador!
O Espírito Santo de Deus, uma das pessoas da Trindade Santa, além de tantos outros atributos, é o nosso Consolador. Ele nos fortalece e consola quando somos perseguidos por causa de nossa fé. Ele comunica paz ao atribulado, firmeza na insegurança, converte a tristeza em alegria, nos assegura o amor de Deus quando nos sentimos rejeitados, enfim, Ele está sempre conosco, mesmo nas horas em que parece estarmos sozinhos. Ele habita em toda pessoa que crê em Jesus como seu único Salvador e Senhor.
A promessa do envio do Espírito Santo como o Consolador nos traz a certeza de que se precisarmos fazer algum sacrifício por amor a Jesus e à causa do Evangelho, estaremos amparados. Com esta maravilhosa promessa Jesus nos ensina que devemos continuar olhando para o nosso futuro glorioso, mas nesta caminhada até o céu devemos manter o ânimo a despeito de qualquer dificuldade.
Não podemos enxergar o futuro, uma vez que nenhum ser humano é capaz disso. Temos, por natureza, a tendência de olharmos para o passado. Mas quem se deixa guiar pelo Espírito Santo tem a possibilidade de enxergar já agora o que leva ao futuro que Deus projeta e certamente concretizará, pois Ele não mente! Quando atingimos esse discernimento espiritual a respeito da nossa caminhada com Deus, andamos e progredimos a passos firmes, nos tornamos confiantes, mesmo nas situações em que tudo parece desmoronar à nossa volta. Vale a pena entregar nossa vida a Jesus, recebendo assim o Espírito Santo, o Consolador, Conselheiro, o Divino companheiro em todos os momentos de nossa caminhada. Pense nisto!

*Pastor-missionário presbiteriano