De acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, quase 6,5 milhões de brasileiros convivem com a asma. A doença, quando não tratada, se agrava no inverno. Mas, muitas pessoas também se preocupam também com a enfermidade no verão devido ao uso frequente de ar-condicionado.

Ar-condicionado não é vilão na vida dos asmáticos em tratamento

 

Ar-condicionado realmente prejudica quem tem problemas respiratórios? Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia de São Paulo (ASBAI-SP), isso não ocorre obrigatoriamente com todos os pacientes.

 

Quem tem rinossinusite controlada, por exemplo, pode usufruir de um ambiente frio e com menos umidade proporcionado pelos condicionadores de ar. E o mesmo ocorre com a maioria das doenças respiratórias como bronquite, asma e enfisema pulmonar.

 

A dica é consultar um médico para saber especificamente sobre o seu quadro clínico. Mas, basta lembrar que se aparelhos de ar condicionado realmente fizessem mal a saúde, eles não seriam presença obrigatória em hospitais sobretudo em unidades de tratamento intensivo (UTIs).

Problemas respiratórios podem ser desencadeados só com manutenção inadequada do ar-condicionado

Tosse seca, entupimento do nariz e muito espirro. Embora pareçam sintomas de gripe ou resfriado, esses problemas podem ser apenas consequências de um ar-condicionado sem manutenção adequada.

 

Por esse motivo, é preciso dar a devida atenção a higienização do aparelho. Para garantir a saúde da família, a dica é realizar a manutenção preventiva do equipamento, ao menos, uma vez por ano. Livrando o filtro do aparelho das impurezas retidas, você evita que micro-organismos contaminem o ar que vocês respiram.

Como cuidar corretamente da manutenção do seu ar-condicionado

  • Limpeza de filtro: É um procedimento simples que precisa ser realizado a cada 15 dias (ou pelo menos mensalmente). Se for ar-condicionado Janela, você mesmo pode fazer em casa. Mas, se for ar-condicionado Split é necessário chamar um especialista no assunto para realizar a higienização adequada.

 

  • Manutenção preventiva: precisa ser realizada, pelo menos, uma vez por ano. Mas o ideal é que esse tipo de manutenção seja feita em períodos mais curtos para evitar que a saúde das pessoas que frequentam o ambiente seja comprometida. Dessa forma, é possível evitar o desencadeamento de alergias e problemas respiratórios.

 

  • Manutenção corretiva: quando seu aparelho apresentar defeitos, essa é a solução. Costuma ocorrer após muitos anos de uso ou a falta de manutenção preventiva do ar-condicionado.

Benefícios do ar-condicionado para a saúde

Ar mais puro

Com as altas temperaturas do verão brasileiro, os aparelhos de ar-condicionado são uma necessidade para quem precisa de conforto térmico. Com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível encontrar diversos modelos de condicionadores de ar.

 

Alguns, inclusive, retêm impurezas e até previnem doenças. Para isso, a dica é optar por modelos que ofereçam filtros com íons de hidrogênio e oxigênio. Isso porque eles são capazes de deixar o ar mais puro ao reterem ácaros, bactérias, fungos e até mesmo vírus como influenza A, que causa H1N1. 

 

Como não são todos os aparelhos de ar-condicionado que possuem esse benefício, o ideal é se informar muito bem sobre o filtro antes da compra.

Reduz umidade

A umidade excessiva do ar é inimiga de quem sofre de alergia. Isso porque essa é uma condição propícia para o desenvolvimento do mofo, fungo que provoca quadros alérgicos em muitas pessoas.

 

Um dos benefícios do ar-condicionado para a saúde é justamente tornar o ambiente um pouco mais seco, o que previne paredes e tetos mofados.