Uma das pastas mais importante e cobiçada de um município, a Secretaria Municipal de Saúde, em Nova Guataporanga, está sob o comando da farmacêutica Fernanda Borssank Paschoareli Fonseca.
Fernanda Fonseca trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Guataporanga desde 1999, quando iniciou como voluntária. Em 2000 foi contratada pela Prefeitura, mas depois ficou um ano fora da Unidade. Em 2002 prestou concurso público e foi aprovada para o cargo de farmacêutica, função que exerceu até dezembro de 2016. Este ano, Fernanda Fonseca foi designada para comandar a Secretaria Municipal de Saúde pelo prefeito Vagner Alves de Lima (Pretinho, do PMDB).
Em entrevista, ela comentou que irá conferir todos os materiais e equipamentos que há na UBS. “O objetivo de checar tudo que existe no Posto de Saúde é para se ter um controle e condições de entregar tudo em ordem ao final do meu mandato”, frisou Fernanda.
Fernanda Fonseca contou também que pretende manter os programas que já existem, mas promete melhorá-los e tirar alguns do papel. Entre as prioridades está a implantação de novos programas como o Hiperdia (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), Grupo Tabagismo, Saúde Mental com a ampliação ao Projeto Terapêutico, entre outros.
Ao ser questionada sobre a sua função na secretaria de Saúde, Fernanda Fonseca explicou que vai “colaborar com a nova gestão e organizar a Saúde para que tenha maior resolutividade no âmbito de atenção básica”. Disse que pretende trabalhar para diminuir o que chamou de “ambulancioterapia”, que consiste no transporte de doentes para outras localidades como o AME em Dracena, e também os encaminhamentos e exames desnecessários, além de aprimorar a qualidade do atendimento no município.
“Pretendo fazer com que as estratégias de saúde da família funcionem de fato, através de visitas domiciliares, terapias complementares, atividade física”; e concluiu “Ninguém faz saúde com estrutura doente, precisamos estar bem para sermos reflexos”.
A farmacêutica que assumiu o lugar de Fernanda é Marícia de Araújo Turra, de São João do Pau D’Alho. Elinésio Ferreira, que era agente de controle de vetores, agora é supervisor da Ecoden (Equipe de Combate à Dengue).