Desde quando começaram as notícias sobre os casos de mortes por febre amarela, principalmente no Estado de Minas Gerais, a procura pela vacina no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara em Dracena avançou. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Jacqueline Souza, falou ontem, 18, pela manhã, com a reportagem do Jornal Regional sobre o assunto.
Segundo ela, são grandes filas que se formam por pessoas na maioria das vezes procurando pela vacina contra a febre amarela. Porém a enfermeira faz uma orientação. “Antes de ir ao posto de saúde é importante checar a carteira de vacinação. Verifique na carteira se estão carimbadas duas doses da vacina contra a doença, no caso que já tomadas, sendo assim não há necessidade da imunização”, explica Jacqueline.
Ela ressalta que atualmente no calendário vacinal são duas doses para completar a imunização contra a febre amarela, sendo a primeira aos 9 meses de vida e a segunda aos 4 anos.
Outras vacinas que estão sendo bastante procuradas são contra a meningite que neste ano passou a ser oferecida pelo Ministério da Saúde aos adolescentes de 12 a 13 anos e ainda a vacina contra o HPV para os meninos na mesma faixa etária – 12 a 13 anos.
Ao procurar o posto de saúde é importante levar a carteira de vacinação, caso haja alguma em atraso poderá ser efetuada a atualização. A sala de vacina funciona das 7h às 15h, sem parada para almoço.