O Postão Dr. Takashi Enokibara está recebendo um bom público de meninos na faixa etária de 12 a 13 anos, que procuram pela vacina do HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a sexta-feira, 6, quando foi iniciada a imunização em todo o País, a vacina está à disposição do público-alvo, das 7h às 15h, na sala de vacina do Postão.
A enfermeira Irene Ramos, da sala de vacina, informou que desde o primeiro dia de imunização dos garotos até quinta-feira que passou já receberam doses contra o HPV, 57 meninos. Irene ressaltou que a maioria vai acompanhada pelos pais e é importante levar a carteira de vacinação.
“É muito bom lembrar que esses que receberam a vacina agora devem tomar a segunda dose após seis meses da primeira, para que a imunização ocorra realmente”, explicou.
A secretária de Saúde, Lígia Sinatura, ressalta que a vacina foi inserida no calendário nacional de vacinação visando evitar à ocorrência de casos de cânceres de pênis, garganta e ânus.
A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).