Muitas pessoas se perguntam por que sua carreira parou de evoluir , porque não são mais procurados para promoções ou mesmo sequer recebem propostas de emprego de outras empresas, apesar de se esforçarem muito e terem certeza de estarem dando o melhor pela organização e atingindo suas metas. A resposta é simples: você pode estar se transformando naquele cumpridor de tarefas sensacional, aquele cara que vai lá e resolve qualquer problema. E você é tão importante operacionalmente que se sair dos níveis de ação direta, a empresa ficará desfalcada. E isso é a pior coisa que pode acontecer na carreira de uma pessoa: virar o pagador de incêndio profissional!
Então os profissionais devem evitar se destacar operacionalmente se querem atingir cargos de comando?
Não é bem isso. É preciso saber a hora de mostrar seu valor, que, além de entregar o que é preciso, você tem outras expertises importantes, como relacionamento interpessoal, conhecimento consolidado, domínio de idiomas, facilidade de falar em público, habilidades de liderança e outras.
Dê uma olhada nestas dicas para fazer sua carreira decolar

 

7 HABILIDADES QUE É PRECISO DESENVOLVER PARA SUBIR NA CARREIRA
Sabe quando seu chefe te manda para aquela reunião que você não tem a menor ideia de por que está lá? Possivelmente ele queria te mostrar para a diretoria ou outros executivos. Nunca perca uma oportunidade dessas, mostre que você domina as habilidades que eles buscam em um grande executivo:

1- Falar bem em público
Não, isso não é fácil. E se você ainda não se sente capaz disso, treine, ou faça um curso de PNL , programação neurolinguística, e mostre toda sua capacidade de oratória na próxima reunião.

2- Vivência internacional
Quem trabalha em multinacionais e quer mesmo subir na carreira, um dia terá que trabalhar lá fora. E mostrar que já tem experiência nesse tipo de viagem fazendo um curso no exterior pode chamar atenção. Mas não é preciso fazer um curso nas melhores faculdades do mundo (seria bom, claro!), mas uma estadia fora estudando algo relacionada com sua área , mesmo que por um mês, já seria bem interessante!

3- Intercâmbio de inglês no exterior?
Não, você não precisa passar 6 meses fora fazendo o intercâmbio, existem excelentes cursos de inglês nas férias , em que você passa 4 semanas em estudos intensivos em um país de língua inglesa e volta com o idioma na ponta da língua!

4- MBA é fundamental
É, meu caro, falar inglês e ter um diploma de graduação em uma boa faculdade já não diferencia mais ninguém no mercado. Sem MBA, nada de promoção! Existem alternativas aos finais de semana ou 2 vezes por semana, das 7 até as 11 da noite, boa sorte!

5- Mostre que quer (e sabe) liderar
Proponha novos projetos, ofereça-se para liderar equipes, traga novas ideias, mostre que tem um perfil colaborativo e que sabe motivar as pessoas.

6- Turbine seu LinkedIn
O LinkedIn existe para isso . Não usá-lo de forma adequada e negligenciar um recurso gratuito, à sua disposição, é uma falha imperdoável para quem quer ser líder.

7- Comporte-se!
Postura, presença e, se possível, carisma, são fundamentais. A inteligência emocional está em alta e aquele cara que dá vexame nas festas de final de ano ou discute alto com colegas e subordinados tem cada vez menos chances de ascender na carreira, cuidado!