Vereadores de Tupi Paulista querem que a Casa da Agricultura da cidade seja reativada. Com o fechamento da unidade, segundo os vereadores, na administração municipal passada, a cidade perdeu a importante parceria, entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e o município deixando principalmente os pequenos agricultores e sem auxílio e assistência.
Na manhã do último dia 17 atendendo a solicitação do presidente do Legislativo, Laércio Leandro da Silva juntamente com os vereadores Sidnei Sandro Mantovani, Terezinha Matos, David José de Freitas, Alberto Luiz Sales, Cláudio Roberto Fernandes e Adenilson Gonçalves Bueno e do vice-prefeito Nedécio de Lazari, esteve presente na Câmara Municipal o diretor técnico regional da Cati, engenheiro agrônomo Luís Alberto Pelozo e o também engenheiro agrônomo da Coordenadoria, Ilton Perpétuo de Oliveira Costa.
Durante a reunião, Pelozo ressaltou a importância da parceria entre o município e o Estado para o desenvolvimento agrícola, dos produtores rurais e da execução de projetos e programas agrícolas. A Cati com seus programas, projetos e ações desenvolvidas, através de suas 40 regionais e 594 Casas da Agricultura, são direcionados aos agricultores que necessitam de apoio para o desenvolvimento de suas atividades. “Nosso objetivo é promover a inclusão social e a geração de renda para as comunidades rurais. Para tanto, precisamos atuar de forma direcionada e eficaz, no sentido de potencializar o desenvolvimento rural com sustentabilidade. O papel da Coordenadoria, como instituição governamental, é fazer com que as políticas públicas, as pesquisas e tecnologias cheguem ao agricultor, principalmente àqueles que mais precisam”, informou o diretor técnico.
Após diversos esclarecimentos e explicações entre os integrantes da Cati e os vereadores, o presidente do Legislativo Laercio Leandro da Silva comunicou os problemas ao vice-prefeito para que levasse a solicitação de reativação da Casa da Agricultura e contratação de um técnico para execução dos projetos e programas em parceria com a Cati. (Com informações da Câmara Municipal de Tupi Paulista)